ABRAINC NEWS
27 de novembro de 2025
ABRAINC e Brain discutem perspectivas do mercado imobiliário brasileiro para 2026
Compartilhar:

Evento reuniu especialistas para analisar tendências econômicas, comportamento do consumidor e projeções do setor para o próximo ano
A ABRAINC, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, realizou nesta quarta-feira (26/11) o webinar “Perspectivas 2026: O que esperar do Mercado Imobiliário Brasileiro”, que reuniu lideranças do setor para debater cenários, desafios e oportunidades que devem influenciar o mercado imobiliário nos próximos meses.
Participaram do encontro Renato Lomonaco, diretor Econômico da ABRAINC; Cláudio Carvalho, CEO da A/W Realty; Eduarda Tolentino, CEO da BRZ Empreendimentos e Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica. O evento apresentou análises detalhadas sobre tendências do mercado, comportamento do consumidor, projeções macroeconômicas e expectativas para lançamentos e preços dos imóveis.
Mudanças no comportamento do consumidor e novas prioridades
Um dos destaques do webinar foi a apresentação de dados sobre as preferências de lazer dos brasileiros. De acordo com o estudo da Brain, entre as cinco opções mais desejadas, piscina, academia e salão de festas se mantêm como líderes. O levantamento também mostra que a renda influencia diretamente o conceito de lazer:
Para famílias com renda até R$ 5 mil, o item mais valorizado é o playground;
Já acima de R$ 15 mil, destacam-se espaços ligados ao bem-estar, especialmente piscinas e academias.
Cenário econômico atual e projeções para 2026
O evento também trouxe uma leitura detalhada da evolução econômica dos últimos 12 meses e das expectativas para o próximo ano. Embora parte da população ainda avalie negativamente o momento econômico, há uma melhoria gradual no otimismo para os próximos 12 meses — tanto no âmbito pessoal quanto no cenário do país.
Intenção de compra e preços dos imóveis
O estudo mostra que a intenção de compra de imóveis nos próximos 24 meses permanece significativa, especialmente entre os consumidores da Geração Z, para os quais 62% manifestam algum grau de intenção de adquirir um imóvel.
Quanto à expectativa de preços, quase metade dos entrevistados acredita que os imóveis ficarão mais caros no próximo ano.
Fatores de preocupação da população
A pesquisa também destacou os principais fatores de preocupação dos brasileiros por geração.
Baby Boomers e Geração X destacam violência e segurança como principal preocupação.
Já Geração Y e Z têm como maior apreensão a inflação e o aumento dos preços, refletindo o impacto direto do custo de vida na decisão de compra.
A ABRAINC segue acompanhando de perto as movimentações do setor e reforça o compromisso de promover debates qualificados que contribuam para o desenvolvimento do mercado imobiliário no país.
Confira o webinar completo!
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
10 de fevereiro de 2026

ABRAINC lança e-book sobre desempenho do mercado imobiliário em 2025 e perspectivas para 2026
O mercado imobiliário brasileiro apresentou desempenho sólido em 2025, mesmo em um cenário de Categoria:
28 de janeiro de 2026
Estudo da ABRAINC/DEEP sobre emissões de GEE na construção é destaque no Valor Econômico
Resultado se deve à predominância de fontes renováveis na matriz elétrica, segundo levantamento
Por Saiba mais
23 de janeiro de 2026
Indicador ABRAINC-Fipe: setor imobiliário tem recorde de lançamentos com impulso do MCMV
O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta semana uma reportagem com dados do Indicador da ABRAINC, em parceria com a Fipe, que aponta um desempenho recorde do mercado imobiliário brasileiro em 2025, impulsionado princiCategoria:
19 de janeiro de 2026
Ranking Imobiliário 2025 revela novos polos de crescimento e consolidação de mercados regionais