Notícias

A inovação no setor da construção civil

*Por Michael Teixeira do Nascimento

Quem vê um edifício pronto não imagina todas as etapas necessárias para sua conclusão. O processo engloba desde a parte de projeção até a estrutural, formação de equipe de mão-de-obra e incorporação. O procedimento é longo, preciso e bastante minucioso.

No entanto, muita coisa mudou desde a conclusão do primeiro arranha-céu do mundo, o Equitable Life Building, inaugurado em 1870 em Nova Iorque, construído no estilo neorrenascentista. Hoje, a construção civil vem passando por constante evolução e a busca por novas tecnologias tornou-se uma tendência constante em qualquer empresa. Uma das premissas no setor é o amadurecimento de questões ambientais em todas as áreas da construção civil – tanto em obras quanto no pós-moradia. A redução de resíduos sólidos é uma delas, bem como atuar cada vez mais com qualidade, redução de custo e velocidade. Este são os pilares da nova construção.

Em questão de tecnologias, o setor também tem muito a ganhar.  Ferramentas como Wood Frame e Steel Frame são as novas tendências por se tratar de pré-fabricação da construção, resultando em redução de prazo e resíduos. Por outro lado, há ainda o grande vilão dessa tecnologia que é o alto custo em função da pouca usabilidade em nosso país. Esse tipo de procedimento permite uma construção bastante rápida e mobilidade de personalização de planta. A pré-fabricação também vem ganhando espaço nos pequenos itens como paredes e fachadas ou até em ambientes completos como banheiros e cozinha, que são executados na fábrica e encaixados prontos na obra em execução.

A inteligência artificial também chegou com força no setor e já é um grande aliado, bastante relevante no processo da construção. Hoje, praticamente 100% dos projetos já são concebidos em BIM (visualização em 3D). Com isso, a análise de incompatibilidades e eficiência da construção já saem prontos dos softwares específicos.

Neste 10 de abril, Dia da Engenharia, só temos a comemorar com o setor que está cada vez mais consolidado. É a inovação criando raízes na construção civil.

*Michael Teixeira do Nascimento é engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). É sócio regional da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Uberlândia (MG)