ABRAINC NEWS

26 de janeiro de 2026

RET Incorporação preservado: Receita confirma que redução dos incentivos não se aplica ao regime

Compartilhar:

A Receita Federal disponibilizou, nesta segunda-feira (26/01), o guia “Perguntas e Respostas – Redução dos Incentivos e Benefícios Tributários”. O material foi elaborado para oferecer segurança jurídica e clareza sobre a aplicação da Lei Complementar nº 224/2025, que estabelece a redução linear de 10% em diversos benefícios fiscais federais.

Nesse contexto, a Receita Federal confirmou o entendimento defendido pela ABRAINC e o Secovi-SP, com apoio do VDB Advogados, de que o RET-Incorporação não está sujeito à redução prevista na Lei Complementar nº 224/2025. Isso significa que não haverá oneração adicional no RET, seja na modalidade de 4%, seja na modalidade de 1% (exceção prevista na Lei - PMCMV).

A confirmação consta expressamente no item nº 23 do guia “Perguntas e Respostas”:

Acesse o Perguntas e Respostas na íntegra aqui.

Posição da Receita Federal (item nº 23)

Pergunta: O RET-Incorporação está sujeito à redução prevista na Lei Complementar nº 224, de 2025?

Resposta: O RET-Incorporação, regime especial de tributação previsto no art. 4º, caput, da Lei nº 10.931, de 2 de agosto de 2004, não está sujeito à redução, pois ele não se encontra discriminado no DGT e não está expressamente elencado na Lei Complementar nº 224, de 2025.

As entidades ABRAINC e Secovi-SP mantêm interlocução permanente com a Receita Federal para acompanhar a matéria, esclarecer eventuais dúvidas adicionais e questionamentos que possam surgir na aplicação prática da norma.

Compartilhar:

Notícias relacionadas

11 de março de 2026

Setor produtivo alerta para impactos da redução da jornada de trabalho em vídeo

Material assinado por mais de 125 entidades aponta que proposta pode elevar custos da construção e dificultar o acesso à casa própria

Categoria:
10 de março de 2026

Editorial: Redução da jornada de trabalho e os impactos negativos para a sociedade

A redução abrupta da jornada, sem ganho de produtividade, ameaça emprego, competitividade e o acesso à moradia

Saiba mais

9 de março de 2026

Mulheres à Obra 2026: setor da construção como aliado no combate à violência contra a mulher

Diante do avanço de casos de feminicídio no país, a quinta edição da campanha convida o setor a refletir sobre como contribuir para o enfrentamento à essa questão, r

Categoria:
25 de fevereiro de 2026

Estudo da ABRAINC sobre impactos do fim da escala 6x1 nos preços dos imóveis novos é destaque na imprensa


Categoria: