ABRAINC NEWS
Rio de Janeiro terá primeiro distrito de baixa emissão de carbono do Brasil
Compartilhar:
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e a saúde dos cariocas, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Distrito de Baixa Emissão.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e a saúde dos cariocas, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Distrito de Baixa Emissão, no Centro da cidade. Em uma área de pouco mais de dois quilômetros quadrados, entre a Avenida Beira Mar e a Marechal Floriano, Campo de Santana e a Orla Conde, serão aplicadas iniciativas para a diminuição de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Entre ruas verdes e processos educativos, o objetivo principal é implementar as ações em fases, até 2030. A primeira delas, que teve início agora, consiste na requalificação de 35 mil metros quadrados de área pública e monitoramento da qualidade do ar e GEE.
Conheça o projeto Distrito de Baixa Emissão de carbono
A criação do projeto atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, as quais assumiram compromissos ambientais para a redução de gases de efeito estufa e controle das mudanças climáticas.
O Distrito irá contar com diversas ações, bem como implantação de ciclovias, elaboração do plano de mobilidade limpa, aumento de áreas verdes, projetos educativos para o engajamento da população e circulação de caminhões elétricos de coleta de resíduos. Também haverá o estímulo ao retrofit, em vez da construção de prédios novos, além de estar em estudo a restrição do acesso de automóveis em algumas vias.

“Criar esse distrito de baixa emissão de gases é mais um desafio que a prefeitura tem nesses próximos anos. É um trabalho muito complexo, mas acreditamos que, até 2024, já tenhamos concluído a primeira fase do Distrito”, afirmou o prefeito em exercício e secretário municipal de Meio Ambiente, Nilton Caldeira.
De acordo com a prefeitura, no Distrito terão prioridade as soluções que impulsionam o desenvolvimento sustentável e o cumprimento da agenda climática, visando construir uma cidade ligada a sustentabilidade. A implementação do Distrito será coordenada pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro.
Proposta inclui revitalização do centro do Rio de Janeiro
A iniciativa está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática da Cidade do Rio de Janeiro (PSD), integrando o Programa Reviver Centro, que tem como intuito a melhoria dos espaços públicos, transportes sem emissão de carbono e promoção do uso residencial.
Com isso, a ideia é ter uma cidade mais moderna e preparada para a liderança no enfrentamento às desigualdades, à mudança climática e outros desafios que envolvem questões de sustentabilidade. O projeto do Distrito de Baixa Emissão de Carbono foi resultado de estudos de outros locais do mundo, como Londres e Medellín, já que ambos possuem áreas centrais desenvolvidas.
Emissão de carbono zero
O Distrito de Baixa Emissão também está conectado com a campanha global Cidades Pedaláveis, do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), da qual o município do Rio participa como uma das cidades líderes. A implementação do Distrito será coordenada pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro.
O foco da campanha é expandir e unificar importantes ações ligadas à mobilidade por bicicleta, para garantir que esta se consolide como opção de transporte seguro, acessível e com emissão zero.
Sendo assim, as cidades líderes assumem o papel de se empenhar em projetar e instalar infraestrutura, adotar políticas e destinar recursos para que seus habitantes vivam perto de estruturas cicloviárias.
Fonte: Habitability
Compartilhar:
Notícias relacionadas
Vitória para o setor: STF forma maioria pela constitucionalidade do Direito de Protocolo
2ª edição do INC Minas reúne mais de 300 participantes em BH
Evento realizado pela ABRAINC promoveu debates sobre habitação, economia, funding, cidades resilientes, inovação e reforma tributária
Categoria:ABRAINC firma alianças estratégicas na COP30 para descarbonização da habitação e construção civil

A Associação
Categoria: