Abrainc News

Parte final do Incorpora 2020 debate alternativas de funding para o setor imobiliário

Evento 100% virtual contou com a presença de grandes nomes do mercado e foi acompanhado por mais de 950 pessoas

A Abrainc promoveu nesta quinta-feira (15) a parte final do Incorpora 2020, com um debate virtual sobre Alternativas de Funding para o Mercado Imobiliário que contou com a presença de grandes nomes do mercado. O evento ao vivo foi acompanhado por mais de 950 pessoas.

Participaram do Incorpora 2020 (Parte 4), Luiz França, presidente da Abrainc, Sergio Cutolo, conselheiro da Too Seguros, Sandro Gamba, diretor executivo de Negócios Imobiliários do Banco Santander, Fernando Honorato Barbosa, economista-chefe do Bradesco, e Antônio Setin, presidente da Setin Incorporadora.

A necessidade de aumentar as alternativas de funding para combater o déficit habitacional brasileiro e garantir moradia digna à população foi ressaltada durante o evento. A ampliação da securitização do crédito, além do fomento às LIG’s, foram abordadas pelos palestrantes como importantes fontes de financiamento para o setor de habitação.

Estudo inédito da Abrainc lançado na parte 3 do Incorpora 2020 revelou que o déficit habitacional no Brasil caiu 1,5% entre 2017 e 2019. O país atingiu déficit de 7,797 milhões de moradias no ano passado, ante 7,918 milhões registrados em 2017. A queda foi puxada pela redução de 9,3% no número de habitações precárias no país, que recuaram de 963 mil para 874 mil entre os anos.

Apesar da queda, esse déficit ainda é grande e só será equacionado por meio de financiamento imobiliário a juros baixos (de um dígito) e com volume aproximado de R$ 300 bilhões por ano (quase três vezes acima do atual), de acordo com o presidente da Abrainc, Luiz França.

Além de assegurar as duas formas de funding tradicionais ao setor – FGTS e Poupança -, o evento explicitou que é preciso encontrar caminhos alternativos para viabilizar o desenvolvimento nacional e equiparar o volume de crédito imobiliário brasileiro ao de países desenvolvidos.

Incorpora 2020

O Incorpora 2020 foi realizado em 4 eventos 100% online, com participação de aproximadamente 1.500 dos principais empresários do setor de Incorporação Imobiliária, construtores, líderes de entidades da cadeia produtiva, investidores, economistas, profissionais do mercado financeiro, órgãos governamentais e de mídia.

Saiba mais sobre as partes 1, 2 e 3 do Incorpora 2020:

Parte 1 – Futuro da securitização no crédito imobiliário

Parte 2 – IPO e Mercado de Capitais no Setor de Incorporação

Parte 3 – Novas políticas habitacionais