Abrainc News

Incorpora 2020 – Parte 3 reúne 1500 pessoas em debate virtual sobre políticas habitacionais

Durante o evento, foi apresentado um estudo inédito que revelou que o déficit habitacional no Brasil caiu 1,5% entre 2017 e 2019

A Abrainc promoveu nesta terça-feira (29) a terceira fase do Incorpora 2020, com um fórum virtual sobre Novas Políticas Habitacionais para o futuro do Brasil, que reuniu 1500 pessoas e contou com a presença de grandes nomes do governo, bancos, entidades e incorporadoras.

Durante o evento, foi apresentado um estudo inédito realizado pelo economista Robson Gonçalves, professor da FGV, a pedido da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que revelou que o déficit habitacional no Brasil caiu 1,5% entre 2017 e 2019. O país atingiu déficit de 7,797 milhões de moradias no ano passado, ante 7,918 milhões registrados em 2017. A queda foi puxada pela redução de 9,3% no número de habitações precárias no país, que recuaram de 963 mil para 874 mil entre os anos.

“A queda reflete o efeito das políticas públicas para expansão popular no país, com foco na redução do déficit para família mais pobres. É importante que o Estado brasileiro tenha acesso a esse tipo de informação para tomar decisão de seguir subsidiando a construção de habitação popular no país”, afirmou o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França.

Para o professor Robson Gonçalves, a redução do déficit é notável e bastante significativa do ponto de vista social, pois a taxa de formação de famílias é alta no Brasil. Ele explicou que as principais mudanças no perfil do déficit se dão em relação ao avanço relativo do ônus excessivo com aluguel e ao recuo da coabitação e da precariedade.

O estudo também apontou que o crescimento da população brasileira e a formação de novas famílias devem gerar uma demanda para mais 30,7 milhões de novos domicílios até 2030.

Confira mais detalhes do estudo

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou da abertura do evento e enalteceu o papel da Construção Civil no processo de recuperação econômica do Brasil pós Covid-19. Segundo ele, o país retomará o caminho do crescimento de forma mais rápida e robusta do que outros países, muito em função da Construção Civil, que ele considerou o grande “motor desse processo de retomada”.

Assista abaixo à íntegra do Incorpora 2020 – Parte 3

 

Veja a lista completa de palestrantes:

  • Luiz Antonio França, presidente da Abrainc;
  • Rogério Marinho, ministro de Estado do Desenvolvimento Regional;
  • Jair Mahl, vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal;
  • Rodrigo Osmo, presidente da Tenda;
  • Robson Gonçalves, professor convidado da FGV;
  • Alfredo dos Santos, secretário Nacional de Habitação;
  • Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP;
  • Odair Senra, presidente do SindusCon-SP;
  • José Carlos Martins, presidente da CBIC;
  • Romero Albuquerque, diretor de Crédito Imobiliário do Bradesco.

Incorpora 2020

O Incorpora 2020 está sendo realizado em 4 eventos 100% online, com participação de aproximadamente 1.500 dos principais empresários do setor de Incorporação Imobiliária, construtores, líderes de entidades da cadeia produtiva, investidores, economistas, profissionais do mercado financeiro, órgãos governamentais e de mídia.

Saiba mais sobre as partes 1 e 2 do Incorpora 2020:

Parte 1 – Futuro da securitização no crédito imobiliário

Parte 2 – IPO e Mercado de Capitais no Setor de Incorporação