5 de novembro de 2025
O Ministério da Fazenda publicou oficialmente o texto da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB), marco essencial para o avanço da agenda verde no país. A TSB é um sistema de classificação que define, com base científica e critérios objetivos, quais atividades econômicas podem ser consideradas sustentáveis. O objetivo é orientar investimentos que contribuam para a transição do Brasil rumo a uma economia de baixo carbono e socialmente inclusiva.
A Taxonomia estabelece parâmetros para identificar atividades que promovam a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a eficiência no uso de recursos naturais e a proteção ambiental. Com isso, cria um catálogo de referência para o mercado financeiro e o setor produtivo, reduzindo o risco de greenwashing e ampliando a credibilidade das práticas sustentáveis. Trata-se de uma ferramenta estratégica para direcionar fluxos de capital a projetos que realmente gerem benefícios ambientais e sociais.
A ABRAINC, em conjunto com a CBIC, Secovi-SP e SindusCon-SP, participou ativamente do processo de construção do texto voltado à construção civil. O trabalho resultou em avanços significativos ao setor, como a adequação de critérios de eficiência energética, certificações ambientais e inventário de carbono à realidade do mercado brasileiro.
Redação ABRAINC, com informações do Ministério da Fazenda
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!



