Notícias

Construção inovadora

Folha de São Paulo | 06/10/2013 – Os benefícios trazidos à cadeia produtiva da construção com a adoção do inovador processo de projeto, planejamento e gestão de obras de engenharia denominado BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) serão discutidos no 4° Seminário BIM, que o SindusCon-SP realizará em 24 de outubro, no Teatro Renaissance, em São Paulo. […]

Os benefícios trazidos à cadeia produtiva da construção com a adoção do inovador processo de projeto, planejamento e gestão de obras de engenharia denominado BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) serão discutidos no 4° Seminário BIM, que o SindusCon-SP realizará em 24 de outubro, no Teatro Renaissance, em São Paulo.

O BIM reduz custos e prazos; evita erros de projeto; eleva a produtividade; visualiza desdobramentos arquitetônicos, técnicos e financeiros de mudanças introduzidas no projeto original, e otimiza a manutenção futura do empreendimento executado.

A experiência de uma das maiores empresas de construção europeias, a portuguesa Mota-Engil, será apresentada por seu gerente e coordenador do BIMForum, Antonio Ruivo Meireles, e debatida pelo professor Eduardo Toledo Santos, da Poli/USP, e pelo coordenador de Projetos do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, Fernando Augusto Correa da Silva.

As competências necessárias para o profissional que atua em BIM serão abordadas por Bilal Succar, sócio-diretor da Change Agents AEC Pty e presidente do GT sobre Educação em BIM do Instituto Australiano de Arquitetos. Já o CEO da EngWorks dos EUA, Christopher di Iorio, discorrerá sobre os projetos de sistemas hidráulicos, elétricos e mecânicos dos edifícios no BIM e sua integração com as demais especialidades.

O desenvolvimento de bibliotecas para projetos de sistemas prediais no Brasil -tema relevante para a indústria de materiais e sistemas construtivos- será analisado pelo diretor da INPrediais Inovações em Engenharia, Humberto Farina.

Experiências brasileiras emblemáticas serão apresentadas. O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Sinco, Paulo Sanchez, detalhará o processo aplicado à estimativa de custos e planejamento de obras. O superintendente de Projetos da Matec, Marcelo Pulcinelli, falará sobre a implementação do BIM em sua empresa.

O processo aplicado ao desenvolvimento do projeto do centro administrativo da Petrobras em Santos será apresentado por Luiz Augusto Contier, diretor da Contier Arquitetura; Marco Mota, gerente Setorial da Petrobras, e Rubens Rodrigues, cooordenador de Projetos da empresa.

O professor Lúcio Soibelman, chefe do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade da Califórnia do Sul (EUA), falará sobre o estágio atual do BIM no Brasil e as necessidades para seu avanço. O tema será debatido por Jorge Batlouni Neto, coordenador do CTQ; Eduardo Nardelli, presidente da AsBEA; Suely Bueno, presidente da Abece; e Sergio Kasazima, vice-presidente da Abrasip, com mediação da coordenadora do Grupo InterBIM, Maria Angelica Covelo Silva.

Informações e inscrições: eventos@sindusconsp. com.br ou (11) 3334- 5600.

Fonte: Folha de São Paulo
Data: 06/10/2013