1ºTrimestre 2020

Avanço da COVID-19 no país interrompe retomada do mercado imobiliário no 1º trimestre

De acordo com informações atualizadas do Radar Abrainc-Fipe, as condições do mercado imobiliário encerraram o 1º trimestre de 2020 com nota média de 5,6 na escala entre 0 (menos favorável) a 10 (mais favorável). O resultado representa uma interrupção da trajetória de recuperação do mercado observada desde meados de 2016, em face das incertezas, riscos e perdas acarretadas pela COVID-19 sobre o desempenho da economia brasileira, sobre parte das atividades econômicas associadas à cadeia de valor da construção e sobre as decisões de consumo de famílias e investidores.

Em termos quantitativos, os resultados finais do 1º trimestre de 2020 representaram uma queda de 0,4 ponto em relação à nota geral consolidada ao final do trimestre anterior (dezembro/2019), um avanço de 0,8 ponto no acumulado em 12 meses (março/2019) e uma elevação de 1,1 ponto no curso dos últimos 24 meses (março/2018).

Tendo em vista que os primeiros efeitos da pandemia foram registrados apenas a partir de meados de março, em paralelo à imposição de medidas voltadas para redução do contágio (com destaque para o distanciamento social e interrupção das atividades consideradas não essenciais), é possível associar a deterioração recente das condições de mercado à queda imediata da nota nos indicadores relacionados ao ambiente macroeconômico – notadamente, atividade e confiança – que refletiram de forma relativamente mais tempestiva os choques negativos da pandemia sobre os agentes econômicos (à exemplo do registrado em crises anteriores).

Comparativamente, os indicadores relacionados ao crédito imobiliário e ao ambiente do setor também foram afetados, ainda que em menor escala. ao passo que os indicadores relacionados à demanda – como emprego e massa salarial – ainda não incorporaram em suas notas os efeitos da crise – algo que poderá ocorrer na próxima atualização. Com o agravamento da crise sanitária e econômica em abril e maio, é provável que a próxima atualização do Radar Abrainc-Fipe repercuta um aprofundamento dos efeitos negativos sobre as condições de mercado ■

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙
,