Setembro 2025

Mercado imobiliário mantém ritmo forte e cresce 23,9% em valor lançado no acumulado até julho, aponta indicador ABRAINC/Fipe 

Em relação ao número de unidades lançadas, crescimento foi de 19,9%, puxado pelo desempenho do segmento Minha Casa, Minha Vida

Os Indicadores ABRAINC/Fipe, calculados pela Fipe com dados de 20 incorporadoras associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC), mostram que o mercado imobiliário manteve um bom ritmo no balanço parcial de 2025, com dados atualizados até julho. O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi o principal motor de crescimento em volume, e o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) também contribuiu de forma significativa para a alta em valor.

O volume de lançamentos acumulou um crescimento de 19,9% no período de janeiro a julho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Esse avanço foi impulsionado pelo aumento de 26,6% nas novas unidades do MCMV. Em termos de valor, os lançamentos totais tiveram um incremento real de 23,9% no ano. O resultado positivo abrangeu ambos os segmentos, com o MAP crescendo 27,3% e o MCMV, 25,9%. Em relação a unidades lançadas, o segmento MAP, mais impactado pelos juros elevados, apresentou queda de 9,6%.

As vendas também apresentaram desempenho positivo em volume, superando em 3,9% o resultado do mesmo período de 2024. O MCMV foi o responsável por esse resultado, com aumento de 11,2% nas unidades comercializadas, o que compensou a queda de 19,4% no MAP. EM termos de valor, o incremento real foi de 2,6% no ano, refletindo o saldo positivo em MCMV (+12,7%) e a queda em MAP (-5,1%).

Em relação à oferta total de unidades novas disponíveis, o segmento MAP tem atualmente 13,2 meses de consumo, e o MCMV 9,8 meses, ambos os níveis considerados adequados.

De acordo com o presidente da ABRAINC, Luiz França, apesar do bom desempenho geral do setor, o cenário de juros elevados ainda impõe desafios, especialmente para o segmento de Médio e Alto Padrão. 

“O setor imobiliário tem mostrado um desempenho notável diante de um cenário econômico desafiador. Mesmo com os juros em patamares elevados por um período prolongado, o mercado segue aquecido e com resultados expressivos, puxado pelos resultados do Minha Casa, Minha Vida. É importante destacar que o Médio e Alto Padrão vem sendo impactado por essa conjuntura econômica, mas o novo modelo de crédito imobiliário anunciado recentemente traz uma perspectiva positiva, que pode impulsionar a demanda e criar condições mais favoráveis à expansão dos lançamentos e vendas nesse segmento”, afirma Luiz França.

MAIS INFORMAÇÕES

LOURES CONSULTORIA

imprensa.abrainc@loures.com.br

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙