Indicador Antecedente

2ºTrimestre 2019

Volume acumulado de alvarás concedidos aumentou 58,7% em São Paulo nos últimos 12 meses (até junho/2019)

SÃO PAULO

Com alta no interesse na Zona Oeste e Zona Sul, prospecto de atividade construtiva encerra junho com 58,7% em São Paulo (SP)

 

De acordo com as últimas informações disponibilizadas pela Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP), coletadas pela Fipe em parceria com a Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o número de alvarás para construção de empreendimentos verticais* totalizou 822 nos últimos 12 meses. Com base no histórico, o Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário calculado para capital paulista registrou uma alta de 58,7% nos 12 meses encerrados em junho de 2019.

Em termos de distribuição espacial, a maior parte dos alvarás concedidos nos últimos 12 meses para projetos de empreendimentos verticais* no município envolveu o prospecto de maior atividade construtiva registrada na Zona Leste (44,4% do total concedido no período, em volume), seguida pelo interesse em investimentos na Zona Norte (18,1%), Zona Sul (17,8%), Zona Oeste (16,4%) e Centro (3,3%).

Com respeito ao comportamento evolutivo, a análise segmentada do Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário para as diferentes divisões do território de São Paulo (SP) destaca que a zona com maior crescimento de interesse nos últimos 12 meses foi a Zona Oeste, com alta de 121,3% em relação ao coletado nos 12 meses precedentes, resultado muito próximo do observado da também expressiva elevação na região da Zona Sul (+121,2%). Finalmente, o mapeamento do Indicador aponta crescimento do interesse na Zona Norte (+73,3%), Centro (+50,0%) e Zona Leste (+27,2%).

Confira o IAMI AQUI