Estudos

Análise da valorização do imóvel em SP x retorno com aplicações financeiras

Investimento em imóvel em SP rendeu, em média, 12,1% ao ano na década de 2012-2021, somando a valorização do ativo e ganhos com aluguel

Comprar um imóvel é uma boa alternativa tanto para fins de moradia como para investimento quando se pensa em longo prazo. Os ativos imobiliários representam um investimento com boa taxa de retorno e baixo risco.

O ativo imobiliário permite que o investidor possa usufruir tanto da valorização do preço do imóvel como do aluguel. Essa combinação permite tanto o recebimento de uma renda mensal como um ganho patrimonial de longo prazo.

Investimento seguro: menos impacto por crises financeiras. Em momentos de crise, quando ativos de renda variável costumam apresentar quedas, o preço dos imóveis costuma ser menos afetado e garante uma maior proteção contra a inflação.

Renda mensal via aluguel: proventos de aluguel podem ser uma fonte importante de complemento para a renda familiar. Em países desenvolvidos, como os EUA, muitos aposentados têm no aluguel a sua principal fonte de recursos.

Boa rentabilidade de longo prazo: apesar de algumas oscilações, quando avaliado um período mais longo, de 10 anos, a valorização do imóvel é superior a aplicações em renda fixa. Isso garante um expressivo ganho patrimonial ao longo dos anos.

A ABRAINC fez um comparativo dos últimos 10 anos (2012-2021) sobre os ganhos com o investimento em imóveis na cidade de São Paulo e aplicações financeiras de renda fixa (CDB e inflação).

Confira a íntegra do estudo!