7 de agosto de 2025
Proposta do setor para ampliar o funding do mercado imobiliário repercutiu no Estadão e portal MetroQuadrado. A medida, apresentada ao Banco Central pela ABRAINC em conjunto com outras entidades, visa liberar cerca de R$ 150 bilhões para financiamento habitacional, fortalecendo o crédito imobiliário sem alterar as regras atuais de direcionamento do SBPE.
Hoje, 65% dos recursos da poupança já são destinados obrigatoriamente ao crédito imobiliário. A proposta do setor mantém esse percentual e os 15% de livre alocação pelos bancos, sugerindo apenas mudança da parcela compulsória. Em substituição, seria criada uma linha permanente de redesconto no Banco Central, garantindo a liquidez necessária em momentos de retirada dos depósitos.
“Discutindo com economistas e outros agentes de mercado, chegamos à conclusão que este dinheiro poderia ser liberado desde que o BC abra uma linha de redesconto”, afirmou o presidente da ABRAINC, Luiz França, em entrevista ao Broadcast/Estadão. “Aí o sistema fica perfeito. A gente não precisa mais do compulsório como regulador. Vamos ter essa liquidez via linha de redesconto”, explicou.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!