Construção Civil

PIB da Construção Civil cresce 9,7% em 2021

Valor representa o maior crescimento anual desde 2010; números retratam o papel decisivo do setor no crescimento geral do PIB brasileiro, que foi de 4,6% em 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira (04/03) os dados do Produto Interno Bruto de 2021. Os resultados apontam que o PIB da Construção Civil cresceu 9,7% em relação a 2020, o que representa o maior crescimento anual do setor desde 2010. Os números retratam, ainda, o papel decisivo da Indústria da Construção para o crescimento geral do PIB brasileiro, que foi de 4,6% no ano passado.

Para o presidente da ABRAINC, Luiz França, esta é mais uma demonstração da força e de como a indústria da construção civil contribui para a retomada econômica do país.

“O setor foi um dos protagonistas na recuperação econômica do Brasil em 2021, quando houve uma geração positiva de 244 mil empregos formais, de acordo com o Caged. Os empresários da construção civil seguem confiantes de que em 2022 será possível produzir em patamares similares ao ano anterior”, ressalta.

Entretanto, França alerta que para o setor seguir contribuindo com o crescimento econômico são necessários ajustes no programa Casa Verde e Amarela, em função da alta nos custos de construção, que não foi acompanhada por um aumento na renda dos compradores, e, ainda, que as taxas de financiamento habitacional do SBPE parem de subir.

“Dessa forma, o setor continuará sendo um dos protagonistas no processo de recuperação econômica do país”, afirma o executivo.