3 de março de 2022
Já está em vigor desde a última sexta-feira (25/02), a nova curva de subsídios (desconto complemento) para mutuários do programa Casa Verde e Amarela com renda de até R$ 4 mil.
Regulamentada pela Instrução Normativa nº 42
, editada em outubro de 2021 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a nova curva para financiamentos foi implantada pela Caixa. A ABRAINC participou amplamente das discussões com a Secretaria Nacional de Habitação do MDR, Conselho Curador do FGTS, Caixa e outras entidades do setor para definição dessa fórmula que aprimora o novo desconto complemento. A partir de agora, serão consideradas variáveis como área do imóvel, estado de localização, participação em recursos próprios da família, que levará em conta a relação média aferida pelo IBGE da renda e despesas das famílias. Com base nesses novos critérios, o valor do subsídio será obtido pelo simulador da Caixa.
Com o aumento dos custos de insumos da construção e da inflação, que diminuiu o poder de compra das pessoas, a implantação desse novo desconto para composição da entrada no financiamento vai beneficiar diretamente as famílias ao ampliar o acesso ao crédito imobiliário, além de auxiliar na redução do déficit habitacional.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!