23 de setembro de 2022

Encontro de Finanças Especial do IBEF-MG terá palestra do CFO da Direcional e lançamento oficial do Projeto Nacional do IBEF Verde




No próximo dia 27 de setembro, às 19h, dois eventos vão marcar o Encontro de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), voltado para executivos, convidados e associados da entidade. O convidado Henrique Assunção Paim – CFO da Direcional Engenharia – apresenta palestra “Liability Management via Mercado de Capitais (Case CRI com rotulagem social)”. No segundo evento, o presidente Executivo do IBEF-MG e CFO do Grupo Prime Holding, Julio Damião, apresenta o “Lançamento Oficial do Projeto Nacional IBEF Verde”.



CFO da Direcional Engenharia desde 2019, o economista Henrique Assunção Paim atuou no mercado financeiro em diversas áreas de grandes bancos de atacado por mais de 20 anos, tendo iniciado sua carreira como trainee da mesa de operações do Unibanco em 1999. É formado em Economia pela UFMG, com especialização em finanças pelo IBMEC e EMBA pela FDC

Na sua apresentação, Henrique Assunção Paim vai falar sobre a estrutura de capital nas empresas. Segundo o executivo, as obrigações (ou os liabilities), precisam ser geridos pelo time de finanças da empresa que visa manter uma estrutura de capital adequada e sustentável, principalmente, fazendo com que o fluxo de pagamentos desta captação e demais obrigações, esteja aderente a capacidade financeira da empresa, garantindo assim a adimplência/pontualidade no pagamento de suas obrigações.

Além dos bancos, o mercado de capitais de renda fixa vem assumindo um papel cada vez mais relevante no financiamento de capital de empresas. Cabe ao executivo financeiro responsável por este tema nas empresas, conhecer quais são as alternativas de financiamento do seu negócio. avaliando continuamente a melhor equação do negócio, sempre com um olhar na sustentabilidade de longo prazo do business, destaca.

Na sua apresentação, Paim também vai chamar atenção para o case das CRIs (Certificado de Recebíveis Imobiliários). Esta modalidade é amplamente utilizada por empresas do ramo da incorporação/construção imobiliária.
“Esta modalidade tem isenção fiscal (IR) para pessoas físicas e fundos imobiliários tornando o investimento ainda mais atrativo para os investidores. Neste sentido, considerando que majoritariamente atuamos num nicho de mercado de famílias de baixa renda, geramos um grande impacto social com o desenvolvimento dos nossos empreendimentos imobiliários. Num país como o nosso, em que uma parcela relevante da população se encontra em déficit habitacional, os projetos da Direcional estão fortemente alinhados com alguns ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Esta pauta das ODSs conectam-se com as empresas através das famosas iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance)”, explica Paim.

Lançamento IBEF Verde

Em seguida, o presidente do IBEF-MG, Julio Damião realiza o lançamento oficial do Projeto Nacional do IBEF Verde. Segundo Damião, o projeto tem o objetivo de promover os investimentos sustentáveis, fazendo da área financeira um articulador de mudanças, promovendo a equidade e o crescimento das empresas de forma responsável e integrada à sociedade.

“A área financeira está em transformação acelerada, entender “apenas” de finanças hoje não é mais suficiente, o mundo está mais conectado, os problemas ficaram mais complexos, assim como a agilidade nas decisões. As empresas precisam estar conectadas com a sociedade e seus valores. Especificamente na área financeira, é necessário também contribuir com ações de sustentabilidade. Existe uma mudança estrutural na forma de como os clientes se relacionam com as empresas, os impactos ambientais (E), o respeito às políticas da empresa (G) e a geração de valor para a sociedade (S) foram incluídos de forma definitiva na estratégia corporativa”, explica Damião.

Ele destaca que a área financeira não deve perder o seu “DNA”, como garantidor de índices de longevidade da empresa, como a liquidez e investimentos, “o desafio é fazê-lo alinhado com os novos valores da sociedade”.

Neste sentido, o IBEF NACIONAL apresenta para o mercado o projeto IBEF Verde, com cinco ações estratégicas: Finanças com Responsabilidade” que refletem a transformação da área financeira, são elas:

1. Maior integração da área financeira com a estratégia das empresas;

2. Aumento da demanda de títulos verdes;

3. Incentivos financeiros para as ações de sustentabilidade;

4. Integração dos índices financeiros com a comunicação à sociedade;

5. Regras contábeis alinhadas com a demandas de ESG;

SERVIÇO:

Encontro de Finanças do IBEF Minas Gerais

Data: 27 de setembro – 19 horas

Local: Rua Santa Rita Durão, 1143 – Térreo – Funcionários – BH/MG

Indispensável Confirmação de Presença

RSVP – (31) 98304-1612 ou ibefminas@ibefminas.com.br

Vagas Limitadas

Fonte: BH Post Notícias


Compartilhar:

Notícias relacionadas

Fique por dentro de tudo o que rola no setor!

ASSOCIADAS

Construtora oferece aulas de alfabetização em canteiros de obras na Bahia

6 de Julho de 2022
ASSOCIADAS

A MRV quer você abandonando as máquinas de lavar — e a OMO apoia a ideia

27 de Junho de 2022
ASSOCIADAS

Construtoras investem em contrato legal design para simplificar "juridiquês"

13 de Junho de 2022
ASSOCIADAS

Trisul Lab seleciona quatro startups para plano piloto

8 de Junho de 2022

Newsletter

Cadastre-se agora e fique por dentro das principais notícias do mercado imobiliário. E o melhor: conteúdo exclusivo, de qualidade e totalmente gratuito!

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙
,