23 de julho de 2021
A sigla ESG tem se tornado cada mais popular no vocabulário do mercado financeiro. Isso porque a adoção de melhores práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG significa environmental, social and governance, em inglês) em uma empresa não só representa uma preocupação com o desenvolvimento de um mundo mais sustentável como também é um critério importante na hora de fazer investimentos.
Deste modo, o termo ESG auxilia a direcionar o investidor a depositar seus recursos e confiança em um projeto responsável, em sintonia com o futuro e preocupado com valores relacionados ao meio-ambiente, direitos humanos e trabalhistas, impactos na comunidade e no público, medição do nível de governança, entre outros.
Pensando nisso, o Parque Global – maior empreendimento da América Latina – passa a integrar o Grupo de Capacitação de Empresas do Setor da Construção em ESG, através do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE). A Benx Incorporadora, uma das desenvolvedoras do projeto em parceria com a incorporadora norte-americana Related, criou um comitê próprio para identificar os desafios na implantação de ESG e adequar o Parque Global às necessidades e demandas que surgirem.
“A indústria da construção emprega milhares de pessoas e é umas das maiores consumidoras de recursos naturais, além de ser a principal responsável pela transformação da paisagem urbana. É uma obrigação de todas as empresas do setor buscar o equilíbrio no desenvolvimento das suas atividades, investindo na promoção social e no controle dos seus impactos. O Parque Global sempre esteve à frente como um empreendimento ecofriendly e, mais uma vez, confirma seu compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento sustentável se unindo ao time liderado pelo CTE para a capacitação da sua equipe no programa ESG”, afirma Ana Paula Costa, gerente de Meio Ambiente.
A capacitação tem por objetivo reforçar o compromisso do empreendimento da zona sul de São Paulo no desenvolvimento de novas políticas sustentáveis e de responsabilidade social e aprimorar as iniciativas já existentes dentro dos princípios do ESG. No âmbito do meio-ambiente, todas as edificações possuem certificação ambiental, que garantem a maior eficiência no uso de recursos naturais, além da execução de uma obra mais limpa e com menor impacto. O paisagismo do projeto também é um grande diferencial: idealizado exclusivamente com espécies nativas da Mata Atlântica, possui o objetivo de melhorar a qualidade ambiental da região em termos de flora e fauna.
Na frente social, o Parque Global desenvolve diversas ações em Paraisópolis, como programas educacionais e de capacitação profissional, além de contribuições com cestas básicas e aluguel de ambulâncias e staff médico na pandemia. Já no aspecto governança, o empreendimento abriu um canal de atendimento 0800 para toda a comunidade do entorno com o objetivo de monitorar e responder dúvidas, reclamações e sugestões sobre a obra, e até mesmo receber currículos de interessados, entre outras ações.
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!