Associadas Abrainc

Grupo de construtoras se prepara para retorno da quarentena

Diversas mudanças estruturais fazem parte do retorno

Mesmo com algumas cidades em fase de flexibilização, o momento ainda é de distanciamento social e de cuidados em função da pandemia do novo Coronavírus. No entanto, após quase sete meses praticamente com 100% da equipe administrativa em home-office, o grupo composto pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, Associadas Abrainc, que atuam em diversas cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, se prepara para uma nova fase de atividades com toda sua equipe: um retorno ainda sem data definida, mas com a possibilidade de um trabalho mais produtivo, com bem-estar garantido, em casa ou no escritório.

É o que afirma a diretora de gestão de pessoas do grupo, Adriana Luz: “não temos ainda uma data pré-definida para o retorno, no entanto, o escritório está aberto para os colaboradores voltarem quando se sentirem confortáveis e seguros”. A necessidade de adaptação do grupo já vinha sendo repensada desde o ano passado, após um grupo de profissionais da empresa realizar um intercâmbio no Vale do Silício, região da Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA – berço da inovação. Uma destas mudanças era a prática do home-office. “Nos baseamos em muitas empresas que trabalham dessa forma e o resultado está sendo surpreendente. A produtividade aumentou na maioria delas”, garante Adriana. Além disso, o grupo vem estimulando a autoavaliação de cada colaborador para que sua atuação na empresa seja proveitosa, porém com liberdade de escolha de onde quer trabalhar. “Temos hoje na empresa uma diversidade de pessoas com várias experiências profissionais. Constatamos que a liberdade de escolha tem um peso importante no desenvolvimento do profissional.

Para quem preferir voltar à base do trabalho, um novo layout do escritório foi repensado, juntamente com arquitetos e consultores sanitários, que agora estão com mais espaço entre os trabalhadores, janelas abertas e foco na higiene. Segundo Adriana Luz, o prédio de dois andares, que no passado abrigou mais de 1 mil funcionários, foi totalmente reformulado e está hoje com uma nova estrutura – para propiciar segurança a todos. Daqui para frente, o local de trabalho individual não será mais definido por áreas ou setores e cada colaborador não terá mais uma mesa e cadeira única. “O local agora é coletivo, com cadeiras espaçadas, porém sem postos de trabalho individuais e fixos. Cada colaborador poderá usar o espaço que quiser”, destaca. A mudança também reflete na diretoria: nada de salas fechadas e mesas próprias – tudo coletivo, mais aberto e higienizado após o uso.

Vendas

Os espaços comerciais do grupo de construtora também ganharam nova leitura e atuação. Hoje, praticamente toda a área comercial da empresa atua com vendas e assinaturas de contrato online – a praticidade virou uma realidade. As construtoras já contavam com expertise no processo digital, pois no início da pandemia, o sistema online de assinatura em financiamento para construção civil e registro do contrato em cartório já fazia parte do cotidiano. “Uma de nossas obras em Bauru é hoje 100% digital e fomos a primeira a atuar com esse processo também em Ribeirão Preto com o registro digital de contrato de financiamento do cliente”, explica Tarcísio Paschoalato, diretor de crédito da Bild Desenvolvimento Imobiliário.

Mesmo durante a pandemia, os colaboradores desempenharam alta performance e as duas empresas tiveram recordes de vendas nos últimos meses. José Camarero Neto, diretor comercial do grupo de construtoras dos segmentos Minha Casa Minha Vida e alto e médio padrão, informa que o crescimento foi visível durante a quarentena. “Batemos recordes de vendas em maio. Esperamos um crescimento da ordem de 40% em relação ao ano passado. E esse aumento está alinhado com o plano estratégico de expansão do grupo de construtoras, aliado ao comprometimento de toda equipe que, durante a pandemia, atuou em home-office com operação funcional”, explica o diretor. Somente neste ano, o grupo lançou regionais de vendas nas cidades de São José do Rio Preto, Piracicaba, Campinas, Uberlândia (MG) e São Carlos e futuramente Uberaba (MG) e Botucatu (SP).