23 de junho de 2025
Assistentes virtuais baseadas em IA elevam a experiência do cliente na compra de imóveis
Inteligência artificial para venda de apartamentos já é uma realidade em Sorocaba. O recurso agiliza o atendimento e melhora a experiência do cliente, sem deixar de lado o contato humano na jornada de compra.
Com foco em inovação e excelência no atendimento, o Grupo Planeta, associado da ABRAINC, por exemplo, iniciou a implantação da Luna, sua assistente virtual baseada em inteligência artificial. A ferramenta, desenvolvida para a marca Access, foi criada para aprimorar o relacionamento com os clientes desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Até maio deste ano, Luna já participou de oito vendas diretas, demonstrando sua eficácia como ponto de apoio estratégico ao time comercial.
A implementação da IA teve início com uma fase intensiva de estudo e treinamento, com o objetivo de adaptar a tecnologia aos empreendimentos da marca e às particularidades do mercado imobiliário. “Desde os primeiros testes, a Luna vem demonstrando uma evolução significativa. Monitoramos de perto suas interações para garantir uma comunicação clara, personalizada e eficiente com os nossos clientes, e, com isso, torná-la cada vez mais assertiva”, destaca Mário Zani, Gerente de Marketing da Planeta.
O nome escolhido simboliza clareza e orientação – características essenciais em um processo tão importante quanto a escolha de um novo lar. Na prática, a Luna atua como um pré-atendimento, eliminando barreiras iniciais e otimizando o tempo ao fornecer informações precisas sobre os empreendimentos e direcionar ao corretor quais as necessidades de cada cliente.
Entre as principais funcionalidades da Inteligência Artificial estão o atendimento em tempo real, recomendações personalizadas com base no perfil do cliente e o agendamento de visitas aos plantões de vendas.
A ferramenta opera exclusivamente em um número de atendimento via WhatsApp, mas a integração ao site da construtora já está em desenvolvimento, ampliando ainda mais sua acessibilidade.
Impactos no ciclo de vendas
Além de automatizar a coleta de dados e facilitar a segmentação de público para campanhas de marketing mais eficazes, a Luna proporciona um ganho expressivo em eficiência. Sua capacidade de identificar as reais necessidades dos clientes permite que o time comercial concentre esforços nas etapas mais estratégicas do atendimento, sem abrir mão do toque humano. “Temos trabalhado para mostrar à equipe que a IA não substitui o relacionamento e que potencializa a conexão com o cliente. Estamos estudando, inclusive, a implementação da Luna também nas redes sociais da Access, para que o usuário tenha uma experiência completa”, destaca Zani.
Com a Luna, o Grupo Planeta reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência no atendimento, consolidando a tecnologia como uma aliada estratégica em todos os pontos da jornada de compra do cliente.
Fonte: Assessoria Planeta
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