7 de maio de 2024
A Inteligência Artificial, IA como é popularmente conhecida, tem desempenhado um papel crucial na automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, acelerando o processamento de informações. Especialmente no cenário do marketing, a IA é uma tecnologia poderosa que pode ajudar marcas a conquistar vantagens competitivas e acelerar resultados.
A Emccamp Residencial, que possui 47 anos de atuação no mercado da construção civil em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, é um exemplo de empresa que investe fortemente na transformação digital e nas tecnologias disruptivas, o que resulta em mais produtividade e agilidade no dia a dia dos funcionários, e no aprimoramento do relacionamento com os clientes, gerando mais resultados e, consequentemente, lucratividade. Na companhia, a IA se tornou uma vantagem competitiva na geração de leads e tem sido determinante para impulsionar as vendas. A ferramenta é usada para monitorar e capturar seu público-alvo, tanto nas campanhas utilizadas na Meta, quanto no Google.
Renata Peixoto, gerente de marketing, comunicação e relacionamento da Emccamp, explica que a IA analisa uma grande quantidade de dados, identifica padrões de comportamento e aponta tendências futuras de conversão e previsibilidade de vendas. “Por meio desta tecnologia, identificamos onde esses leads foram captados e, a partir daí, é traçado um perfil desses clientes potenciais. Isso torna nossas campanhas mais efetivas e personalizadas. Por meio do uso da IA aumentamos de 30% a 35 % a nossa geração de leads e temos atingido um aumento nas vendas de mais de 20%”, pontua.
Renata Peixoto, gerente de marketing da Emccamp
Para auxiliar nas vendas, a Emccamp também conta com uma assistente virtual em seu site. “A Emy é o nosso chat conversacional, ou seja, a conversa é inteligente e vai seguindo de acordo com as demandas do indivíduo. O cliente cita o bairro onde ele quer adquirir o imóvel, o que ele precisa em relação à área de lazer, quantos quartos quer, o tamanho do imóvel, por exemplo, e a Emy vai direcionando a conversa de acordo com as necessidades apontadas. Ela consegue interagir com o cliente até a conclusão do atendimento, mas, caso seja necessário, o cliente é direcionado para um atendente da Emccamp”, explica.
Para o segundo semestre de 2024, a assistente virtual da Emccamp ganhará novas funcionalidades. Além de ficar ainda mais completa e interativa no setor de vendas, ela também será implantada no setor de relacionamento com o cliente. “A ferramenta terá novas funcionalidades no setor de vendas para identificar, com ainda mais assertividade, as necessidades dos clientes. A cada interação, a Emy tem ganhado mais aprendizado, tornando-se cada vez mais uma experiência de conversação semelhante à humana”, pontua.
Assistente virtual Emy
Renata acrescenta que a atendente virtual também irá somar forças no canal de pós-venda. “Isso torna a empresa ainda mais ágil e eficiente no relacionamento com o cliente, já que o atendimento do chat é ilimitado, ficando disponível 24 horas por dia”, enfatiza Renata.
De acordo com Cássio Fernando Lapertosa, gerente de TI da construtora, a Inteligência Artificial é usada na empresa há muito tempo, o que fez a Emccamp aumentar a produtividade, além de promover uma aceleração dos atendimentos, gerando mais negócios.
A companhia tem utilizado nos setores de TI, Marketing e Recursos Humanos o Copilot da Microsoft, um assistente virtual inteligente em tarefas do cotidiano, como na realização de pagamentos e na criação automática de apresentações. “Criamos um portal de compras, juntamente com a BR Supply, empresa especializada em soluções digitais, que ampliou os nossos atendimentos e, ao invés de atuarmos como um Call Center comum com atendimento apenas por robôs, somos um canal de relacionamento com o cliente, mais rápido e eficiente”, conta Cassio.
Cássio Fernando Lapertosa, gerente de TI da Emccamp
Outra novidade é que a empresa conta com robôs para gerir todos os pagamentos e pendências financeiras do setor de RH e do administrativo, fazendo com que todos os pagamentos sejam feitos em dia. “Além disso, com o uso da IA, houve uma redução de horas mensais em tarefas manuais, já que a tecnologia realiza a mitigação de erros e ajuda a otimizar todos os projetos do setor de TI, que atualmente são mais de 40”, pontua.
Reconhecimento
As inovações trazidas pelo setor de tecnologia da Emccamp têm sido reconhecidas no mercado. Em 2023, a empresa foi o grande destaque do prêmio “TOTVS Brasil que FAZ”, na categoria do segmento de Construção e foi a grande vencedora como Empresa do Ano. A Emccamp foi reconhecida ao inovar e revolucionar a experiência do cliente com a implantação de pagamento via PIX.
“O resultado foi impressionante, pois, além de trazer facilidade e agilidade para o cliente, tivemos um ganho operacional, financeiro e ecológico”, destaca Cassio Lapertosa. A forma de pagamento já está disponível para todos os empreendimentos da construtora. “O cliente consegue gerar o PIX, por meio de QR Code ou chave-pix, pelo site da empresa, pelo chatbot e WhatsApp, com validade até o dia do vencimento previsto em contrato”, explica.
Cassio pontua que o Pix otimizou o processo operacional do financeiro. “A modalidade facilita as baixas ao economizar tempo e traz automatização na conciliação dos pagamentos e cobranças, gerando assim mais segurança para o processo. O pagamento digital vai além de questões de inovações e tecnologia, afinal, com a diminuição de emissão de boletos estamos prezando pela sustentabilidade, atendendo aos requisitos do programa de ESG (Environmental, Social and Governance) da companhia”, enfatiza.
Fonte: Assessoria Emccamp
Fotos: Divulgação/Emccamp
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!