Imprensa

Venda de imóveis sobe 10,5% no segundo trimestre de 2020

Dados da Abrainc de junho mostram aumento de 25% neste ano no número de unidades vendidas em relação a 2019

As vendas de imóveis no segundo trimestre de 2020 registraram alta de 10,5% em relação ao mesmo período de 2019, informou nesta sexta-feira (4) a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Foram comercializadas 31.627 unidades entre abril e junho.

Os dados apurados pela associação em junho dão conta de aumento de 25% neste ano contra o anterior no número de unidades vendidas por incorporadoras associadas. Foram 12.707 só naquele mês.

As vendas líquidas, que excluem distratos, também cresceram 19,3% no mês e 9% no trimestre. Na janela de 12 meses terminados em junho, as vendas líquidas tiveram alta foi de 9,2% contra os 12 meses anteriores.

As vendas de imóveis foram impulsionadas pela queda da taxa básica de juros e mostram recuperação do setor depois do choque da pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, os lançamentos foram prejudicados no período.

Segundo a Abrainc, houve queda de 33,4% de unidades lançadas no trimestre na comparação com igual período do ano passado. Foram 17.912 unidades lançadas entre abril e junho deste ano. Nos 12 meses encerrados em junho, a redução foi mais sensível, de 1,9%, ou 102.542 unidades.

“Acreditamos que as incorporadoras voltarão em breve ao nível de lançamentos de antes em pouco tempo, aumentando investimentos em novos empreendimentos e gerando mais empregos”, afirma em nota o presidente da Abrainc, Luiz Antonio França. “O isolamento social reduziu a capacidade de análise de pedidos de licenças. Identificamos pelos menos 20 projetos imobiliários com o licenciamento prejudicado nesse contexto.”

Fonte: G1