Imprensa

Apartamentos encolheram 21% em São Paulo na última década

Reportagem veiculada na GloboNews, no programa Edição das 16h, dessa quarta-feira (16), repercute uma tendência nas cidades grandes: morar em lugares menores, com amplas áreas de uso comum, mas perto dos grandes centros

 

Reportagem veiculada na GloboNews, no programa Edição das 16h, dessa quarta-feira (16), repercute uma tendência nas cidades grandes: morar em lugares menores, com amplas áreas de uso comum, mas perto dos grandes centros. Nos últimos dez anos, os apartamentos encolheram ainda mais. Segundo pesquisa realizada pela Abrainc, em 2009 os imóveis tinham em média 74 metros quadrados de área. Hoje, esse tamanho foi reduzido para 58 metros quadrados. Enquanto isso, as áreas sociais dos condomínios só aumentam.

O presidente da Abrainc, Luiz França, explica que essa tendência se deve ao fato de grande parte dos brasileiros se preocuparem muito com o deslocamento nos dias de hoje. “O tempo de deslocamento sendo menor, sem dúvida nenhuma a qualidade de vida aumenta muito. Portanto, as pessoas fazem uma opção de morar em um lugar menor, mas ter mais qualidade de vida. Ter mais tempo com a família e com os amigos”, destaca França.