Imprensa

Abrainc leva estudo “O custo da burocracia no imóvel” ao “1º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção”

No último dia 10 de outubro, foi realizado pela Frente Nacional de Prefeitos e a Prefeitura de Curitiba, com o apoio da[…]

white-papers

No último dia 10 de outubro, foi realizado pela Frente Nacional de Prefeitos e a Prefeitura de Curitiba, com o apoio da ABRAINC, da CBIC e do Sinduscon-PR, o 1º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção. Durante o evento foi apresentado o estudo: “O Custo da Burocracia no Imóvel”, realizado por iniciativa da CBIC, da Abrainc e do MBC, que analisou os gargalos burocráticos que oneram e atrasam os empreendimentos imobiliários no País, impactando a sociedade brasileira.

O encontro contou com a participação de Secretários Municipais das áreas de Urbanismo, Meio Ambiente, Infraestrutura, Habitação, Regulação Urbana e Licenciamento de 40 cidades – entre elas Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em conjunto com os órgãos que apoiaram o evento, ficou decidido que será produzido um documento reunindo o que foi apresentado em Curitiba, para ser levado à 66ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro, na cidade de Campinas.

Frente Nacional de Prefeitos

Com 24 anos de história, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é composta atualmente por 250 municípios, sendo 26 capitais e de mais de cem cidades de médio e pequeno porte. Sua sede está em Brasília, estrategicamente instalada para atuar de forma constante e ágil nas questões municipalistas em debate no Governo Federal, no Congresso Nacional e nas instâncias superiores do Judiciário.

O custo da Burocracia no Imóvel (Estudo Booz)
Estudo FGV Completo – Versão Final – PDF