Imprensa

Por dentro da Abrainc

A Abrainc reúne entre os seus membros alguns dos maiores nomes do mercado imobiliário brasileiro. É Renato Ventura, diretor executivo da associação, quem explica um pouco mais sobre a sua criação. Confira.

A Abrainc reúne entre os seus membros alguns dos maiores nomes do mercado imobiliário brasileiro. É Renato Ventura, diretor executivo da associação, quem explica um pouco mais sobre a sua criação.

Como surgiu a ideia para a criação da Abrainc?

Renato Ventura: A Abrainc surgiu a partir de um grupo informal de empresários que se reunia para discutir as questões do setor há quatro anos. Decidiu-se, então, formalizar o grupo e atuar de forma organizada para contribuir efetivamente no desenvolvimento e profissionalização do setor de incorporações no Brasil.

Qual é a importância da Abrainc no cenário em que ela se insere?

Renato Ventura: A importância da Abrainc está ligada à relevância da atividade da incorporação imobiliária, sua contribuição e suas interfaces com a sociedade. Buscamos somar por meio de uma abordagem nacional e focada em questões da incorporação, além de promover um amplo debate visando uma agenda positiva com o aprofundamento das discussões referentes à produção imobiliária.

Quais critérios foram levados em conta para a definição do propósito da Associação?

Renato Ventura: A própria experiência das empresas em sua atuação nacional indica os principais pontos de discussão e aperfeiçoamentos que são tratados pela Abrainc. Dentre eles, podemos destacar:

Relações de trabalho, incluindo formação, especialização e avanços no canteiro de obras.
Inovação e produtividade
Urbanização – crescimento das cidades, mobilidade urbana, sustentabilidade.
Burocracia: aprovações, entrega, regras claras e coordenadas
Funding: acesso do comprador ao crédito; melhora nos processos
Responsabilidade social: as empresas e a sociedade