6 de novembro de 2025

A ABRAINC esteve presente nesta quarta-feira (05/11) no evento Agenda SP+Verde, evento focado em promover debates sobre desenvolvimento sustentável e economia verde às vésperas da COP30. Organizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP), o encontro foi realizado entre 4 e 5 de novembro no Parque Villa Lobos, e recebeu cerca de 500 palestrantes.
O diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da ABRAINC, Vladimir Iszlaji, participou participou do painel “Arquitetando Resiliência: Urbanismo e Moradia na Pauta Climática”, dedicado a discutir o papel do planejamento urbano e da arquitetura na construção de cidades resilientes.
O painel foi moderado por Paulina Achurra, Coordenadora Institucional do Centro de Estudos das Cidades do Laboratório Arq.Futuro (Insper Lab Cidades) e também contou com as presenças de Elisabete França, Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo; Roberto Racanicchi, Engenheiro Civil (CREA-SP); e Carlos Borges, Vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP.

Em sua fala, Vladimir destacou a importância de promover adensamento urbano em áreas com transporte, infraestrutura e serviços, ressaltando que cidades mais compactas e adensadas apresentam menores emissões proporcionais de gases de efeito estufa, contribuindo para a descarbonização. "O Plano Diretor de 2014 inovou no planejamento urbano de São Paulo. Até 2021, 45% das novas habitações da cidade se concentraram em eixos de transporte e infraestrutura, o que contribui positivamente para uma cidade mais compacta, eficiente e menos emissora", disse.
Ele destacou ainda que Brasil está bem posicionado no campo ambiental por conta da sua matriz elétrica limpa, o que gera uma vantagem competitiva. "O objetivo da ABRAINC é contribuir para o crescimento de cidades ainda mais inteligentes e resilientes sob o ponto de vista da sustentabilidade”, destacou.
As discussões do Agenda SP+Verde foram divididas em quatro temas: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. O evento recebeu CEO’s de grandes empresas em debates sobre descarbonização, infraestrutura sustentável e inteligência artificial e contou com a presença de autoridades como o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os prefeitos Ricardo Nunes (São Paulo), Dário Saadi (Campinas), Rogério Santos (Santos), entre outros.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!



