28 de outubro de 2025

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) promoveu, nesta terça-feira (28/10), mais uma edição da Reunião de Associados. O tradicional encontro bimestral, realizado em formato híbrido - presencial em São Paulo e online -, contou com a participação de mais de 80 executivos de incorporadoras associadas e as presenças especiais do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do deputado federal Pauderney Avelino e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco.

Na abertura do encontro, o presidente da ABRAINC, Luiz França, apresentou resultados e as principais frentes de atuação da entidade. Entre os temas destacados estão o novo modelo de crédito imobiliário e de amortização adicional para financiamentos indexados ao IPCA, além de propostas de aprimoramento do programa Minha Casa, Minha Vida. França também ressaltou o trabalho feito pela ABRAINC para manutenção da isenção de Imposto de Renda de investimentos em LCIs, LIGs, FIIs e CRIs, além de anunciar aos associados a presença da entidade na COP 30, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano responsável.

Em seguida, o deputado federal Pauderney Avelino (União Brasil-AM) falou sobre sua atuação na Câmara e detalhou o Projeto de Lei 564/2025, de sua autoria, que busca enfrentar a escassez de mão de obra no país. A proposta visa incentivar a formalização do emprego sem a perda imediata do Bolsa Família. De acordo com o texto, as famílias beneficiárias do programa poderiam manter o benefício integral durante o primeiro ano de emprego formal, com uma redução gradual de 20% ao ano ao longo de cinco anos — garantindo uma transição de 60 meses para adaptação à nova renda.
O governador Tarcísio de Freitas encerrou o encontro apresentando um panorama dos resultados da gestão estadual em áreas estratégicas, com destaque para as ações habitacionais e de infraestrutura. Ele mencionou os avanços do Programa Casa Paulista, que já entregou 71 mil unidades habitacionais, além de 116 mil em construção e 40 mil aprovadas, e ressaltou a importância do setor privado na produção de moradias para atingir esses resultados.

Tarcísio também abordou os investimentos contratados através de concessões, privatizações e parcerias público-privadas, que já somam mais de R$ 370 bilhões, e iniciativas do governo voltadas à modernização administrativa, ampliação do metrô, construção de creches e reabertura de leitos hospitalares, reforçando seu compromisso com a eficiência na gestão pública e a melhoria da qualidade de vida no estado.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!



