7 de agosto de 2025
Pesquisa inédita foi apresentada durante live e revela que a maioria dos empresários do setor tem encontrado mais dificuldades na tomada de financiamento para obras; mercado de capitais é visto como alternativa relevante para 54%
Em live realizada nesta quarta-feira (6/8), o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), Luiz França, e o CEO da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, apresentaram dados de uma pesquisa inédita sobre o panorama do setor imobiliário no país. O levantamento foi realizado em junho pela Brain, a pedido da ABRAINC, com 160 executivos de empresas de incorporação, construção e loteamentos urbanos no Brasil.
A pesquisa traz insights sobre o cenário atual de juros, tomada de financiamento para produção, impacto nos lançamentos, uso do mercado de capitais, novo Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, utilização da inteligência artificial no setor, entre outros temas.
Desafios impostos pelos juros
A pesquisa aponta que 86% das empresas consideram o atual cenário mais desafiador para a tomada de financiamento para obras, das quais 52% o veem como mais difícil e 34% como muito mais difícil em comparação a 2024, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
A taxa de juros foi apontada como a principal barreira para os lançamentos imobiliários por 55% dos respondentes. Para viabilizar mais projetos, 24% acreditam que os juros precisariam estar abaixo de 9% ao ano, enquanto 25% mencionam a faixa entre 9% e 10%.
Aposta em novas fontes de funding
Como alterativa diante da atual situação, 54% das empresas afirmaram que pretendem captar recursos com investidores e 32% via FGTS em 2025. Em contrapartida, 53% devem reduzir o uso de crédito bancário. O mercado de capitais aparece como uma alternativa relevante para 54% dos entrevistados, principalmente pelas vantagens e oportunidades (57%) e pela percepção de escassez ou limitação de outras fontes de funding (30%).
Oportunidade com o novo Faixa 4
A pesquisa destaca ainda o impacto esperado da nova Faixa 4 do programa Minha Casa Minha Vida. Para 56% dos entrevistados, a medida deve contribuir para a ampliação dos lançamentos do programa. Cerca de 36% das empresas planejam lançar produtos voltados a essa faixa em até 12 meses, e 19%, em até 24 meses.
IA ganha espaço no setor
A adoção da inteligência artificial também foi abordada na pesquisa. Para 51% dos executivos, a tecnologia já é usada com confiança em processos de produção e vendas. Suas principais aplicações atuais estão na prospecção de leads e marketing (70%), atendimento ao cliente (44%) e apresentação de imóveis (34%). No médio prazo, 48% acreditam que a IA transformará muitos processos do setor.
Confira a íntegra da live!
MAIS INFORMAÇÕES
Loures Consultoria
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!