30 de setembro de 2022

Incorpora 2022 reúne 500 pessoas para debater o papel do mercado imobiliário como indutor do crescimento do Brasil

O balanço do mercado imobiliário pós-pandemia, o papel do setor para o crescimento do Brasil e os desafios para o futuro. Esses foram alguns dos temas debatidos por incorporadores e executivos do mercado financeiro e de empresas de tecnologia durante a 5ª edição do Incorpora, Fórum Brasileiro de Incorporadoras, realizado pela ABRAINC, nesta quinta-feira (29/09), no Hotel Unique, em São Paulo (SP).

Luiz França, presidente da ABRAINC

Luiz França, presidente da ABRAINC, fez a abertura do evento, que teve como tema “mercado imobiliário como indutor do crescimento do Brasil”, e contou também com as participações de Antonio Setin, presidente da Setin Incorporadora, José Ramos Rocha Neto, presidente da Abecip, e Gilson Finkelsztain, presidente da B3.

O presidente da ABRAINC ressaltou que o setor de incorporação continuará como uma das alavancas do crescimento nacional e que a demanda por imóveis seguirá firme, independente do resultado das próximas eleições. “O setor seguirá como protagonista no processo de crescimento do PIB e geração de emprego e renda”, disse.

Gilson Finkelsztain, Antonio Setin, Luiz França e José Ramos Rocha Neto

Após apresentar um balanço sobre os desafios enfrentados pela economia brasileira ao longo dos últimos anos, França afirmou que o cenário macroeconômico é positivo para o futuro, com previsão de queda ainda maior da inflação e redução da Selic.

Na sequência, Antonio Setin comentou sobre o aumento dos custos no setor, decorrentes da desorganização causada pela pandemia e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, e destacou que o país fez a lição de casa corretamente para superar os desafios de forma rápida. “O IPCA e o INCC, índices que norteiam nosso setor, estão em uma projeção de queda muito visível”.

Antonio Setin

Setin também ressaltou a preocupação do setor com a sustentabilidade. “Há um movimento crescente de conscientização sobre o impacto das edificações no meio ambiente, o quanto emitimos de gases do efeito estufa, e como podemos contribuir para as metas climáticas."

José Ramos Rocha Neto, presidente da Abecip, apresentou dados sobre o crédito imobiliário e afirmou que 2022 será o segundo melhor ano da história em relação ao volume concedido. “Caminhamos para ter R$ 244 bilhões financiados para o mercado imobiliário no Brasil, perdendo apenas para 2021, que apresentou recorde histórico”.

José Ramos Rocha Neto

Rocha Neto ainda destacou o crescimento de 5% no crédito concedido para imóveis novos de janeiro a agosto de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano passado e os baixos índices de inadimplência do financiamento imobiliário, “menores até do que no crédito consignado”, afirmou.

O presidente da B3, Gilson Finkelsztain, abordou o crescimento da LIG e LCI, fontes alternativas de funding para o setor, explicou sobre a plataforma Block, de gestão de garantias, e destacou a aceleração da digitalização trazida pela pandemia. “O cenário é promissor para 2023”, disse.

Gilson Finkelsztain

Tendências para o mercado imobiliário

O segundo painel do Incorpora contou com apresentação da pesquisa “Tendências para o mercado imobiliário”, realizada pela Brain Inteligência Estratégica. O CEO da empresa, Fábio Tadeu Araújo, disse que o mercado demonstrou-se muito mais resiliente do que todos imaginavam nesse período de pandemia.

Fábio Tadeu Araújo

"62% dos 356 empresários atuantes no setor que foram entrevistados acreditam que a conjuntura do mercado imobiliário em 2023 estará um pouco ou muito melhor que a deste ano. Além disso, 55% disseram que as vendas de 2022 estiveram de acordo ou acima das metas previstas no início do ano", explicou Fábio.

A pesquisa também mediu as percepções de 850 pessoas que adquiriram imóveis nos últimos 12 meses, em todas as regiões do país. “78% dos entrevistados disseram que a residência é o local em que mais gostam de estar”.

Desafios dos setores de incorporação e financeiro

Mediado pelo jornalista Willian Waack, o terceiro painel reuniu CEO’s de empresas Associadas ABRAINC para debater os principais desafios do setor de incorporação. Participaram Diego Villar, da Moura Dubeux, Leandro Melnick, da Even, e Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, da Direcional. Foram destacadas a importância do imóvel para uma maior qualidade de vida, as características sociais e culturais para produção de empreendimentos em cada região do Brasil, além do engajamento crescente do setor em relação às premissas ESG.

Diego Villar, Ricardo Gontijo, Leandro Melnick e Willian Waack

Gontijo destacou o poder transformador da moradia, e reforçou que o setor não muda apenas as paisagens urbanas do Brasil, mas transforma a vida das pessoas, dando mais qualidade a quem compra um imóvel “Atendemos famílias que muitas vezes não têm acesso sequer a um esgoto tratado. Além de impactar positivamente a vida das pessoas, nossa atuação está diretamente ligada às premissas ESG, tanto em relação à proteção do meio ambiente como na promoção de melhorias à sociedade”.

Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo

O CEO da Even disse que apesar da valorização constante dos imóveis, os ativos imobiliários no Brasil ainda são baratos, e por isso o momento é bom para quem quer comprar. "Quando descontada a inflação, o valor de um imóvel hoje está 31% abaixo da inflação registrada nos últimos 8 anos", explicou.

Leandro Melnick

Diego Villar destacou a importância e o crescimento do mercado imobiliário nordestino. “o Nordeste é um termômetro do setor, pois há agora uma cultura de casa na praia na região e apenas quem confia nos fundamentos macroeconômicos de um país faz este tipo de investimento. E esse é um mercado que ‘explodiu’”.

Diego Villar

O quarto painel do evento reuniu Júlio Paixão, diretor de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco; Bruno Bianchi, diretor comercial do Itaú BBA; Marcos Caielli, diretor de Produtos Imobiliários da B3; e Rodrigo Wermelinger, diretor executivo de Habitação da Caixa, para debater os desafios do setor financeiro.

Bruno Bianchi, Marcos Caielli, Julio Paixão, Rodrigo Wermelinger e Willian Waack

Julio Paixão, do Bradesco, ressaltou a importância da lei do distrato e da alienação fiduciária, fundamentais para o bom desempenho do setor. “Temos que dar continuidade nestes movimentos que são alicerces.”

Julio Paixão

Bruno Bianchi falou sobre o cenário macroeconômico positivo, com taxa de desemprego baixa, aparente fim do ciclo de alta dos juros, além de inflação e preço de commodities em queda. “Temos visto uma recomposição de renda. A população empregada no mercado formal vem crescendo. Voltamos a ter uma massa salarial de renda semelhante a que tínhamos antes da pandemia.”

Bruno Bianchi

O diretor de produtos imobiliários da B3, Marcos Caielli, destacou a resiliência do setor demonstrada durante a pandemia e os bons fundamentos para o mercado continuar crescendo. “Sou um otimista. Devemos fazer o nosso papel e cobrar dos governantes responsabilidade fiscal para que possamos continuar tendo um ambiente favorável”.

Marcos Caielli

Rodrigo Wermelinger, diretor executivo de Habitação da Caixa, apresentou dados do crédito imobiliário do banco, elogiou o salto de qualidade nos produtos do programa Casa Verde e Amarela, e destacou o crescimento da demanda por empreendimentos sustentáveis. “Temos 65,9% de market share, 6,2 milhões de contratos ativos, e mais de 106 bilhões contratados em crédito imobiliário em 2022. Quando olhamos o painel de instrumentos focados no mercado imobiliário, vemos mais indicadores verdes que vermelhos. 2023 deve ser favorável devido ao défict habitacional existente e as condições que a Caixa oferece.”

Rodrigo Wermelinger

Estoque de imóveis com base no valor transacionado

Na sequência do Incorpora, Cristina Della Penna, CEO da Dataland, apresentou um estudo inédito sobre evolução do preço do m2 e análise dos estoques de imóveis novos na capital paulista com base no valor transacionado.

Cristina Della Penna

Transformação digital

O penúltimo painel foi um pitch sobre transformação digital e contou com apresentações de Flaviano Galhardo, presidente da ARISP; Cleber Francischini, head de produto na Senior Sistemas; e Leandro Capozzielli, CEO do Infinitibank.

Flaviano Galhardo falou sobre a aprovação da Lei 14.382/2022, que instituiu o SERP – Sistema Eletrônico de Registros Públicos e os benefícios trazidos por ela, como redução dos prazos de registro; certidões eletrônicas em até 4 horas em âmbito nacional; visualizações de matrículas “full time”, entre outros.

Cleber Francischini e Leandro Capozzielli apresentaram os serviços e praticidades oferecidos pela Senior/Mega Sistemas e Infinitibank, respectivamente.

ESG - Pacto Global

O encerramento do Incorpora 2022 foi marcado pela assinatura do termo de adesão da ABRAINC ao Pacto Global. Luiz França, presidente da ABRAINC; Carlo Pereira, presidente do Pacto Global Brasil, e Elie Horn, fundador da Cyrela, participaram do painel.

Elie Horn (no telão), Luiz França e Carlo Pereira

O Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Após assinar o termo de adesão à iniciativa, o presidente da ABRAINC afirmou que todas as incorporadoras Associadas estão trabalhando na redução das emissões de carbono e preservação do meio ambiente. “Não basta assinar um papel, é preciso se comprometer”.

Assinatura do termo de adesão da ABRAINC ao Pacto Global

Elie Horn, fundador da Cyrela, participou virtualmente e finalizou o evento com um notável testemunho sobre a importância da filantropia para o enfrentamento às desigualdades sociais e construção de um mundo mais justo para todos.

Redação ABRAINC

Fotos: Túlio Vidal

Tags:

Incorpora,

Antonio Setin,

Abecip,

B3,

Brain,

Dataland,

Setin,

Direcional,

Ricardo Valadares Gontijo,

Diego Villar,

Moura Dubeux,

Leandro Melnick,

Even,

William Waack,

Crédito imobiliário,

Mercado imobiliário

Notícias relacionadas

Fique por dentro de tudo o que rola no setor!

ABRAINC NEWS

Confira os resultados da pesquisa Cenário Construtivo Brasileiro 2021

22 de Dezembro de 2021
ABRAINC NEWS

IncorporaCast, o seu novo canal de informação e diálogo com o mercado imobiliário

9 de Dezembro de 2021
ABRAINC NEWS

“Cultura gera segurança” é o tema da Sipat de grupo de construtoras

22 de Novembro de 2021
ABRAINC NEWS

FILI 2021 discute inovação, produtividade e apresenta perfil dos compradores de imóvel no Brasil

12 de Novembro de 2021
Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙