Abrainc News

Cenários econômico, político e legislação eleitoral são debatidos na última Reunião de Associados ABRAINC em 2021

Reunião contou com apresentações do economista José Roberto Mendonça de Barros e do Controlador-geral do município de São Paulo, Daniel Falcão

A ABRAINC realizou na manhã desta terça-feira (07/12) a sexta e última Reunião de Associados de 2021, que é realizada bimestralmente. O encontro de hoje aconteceu em formato híbrido, presencial em São Paulo e on-line.

A reunião contou com apresentação do professor e economista José Roberto Mendonça de Barros, que traçou um panorama da economia para os próximos anos, com dados sobre crescimento do PIB, juros, inflação, acesso ao crédito, preços de insumos, entre outros indicadores.

Mendonça de Barros salientou a importância da vacinação em massa para conter novas variantes do coronavírus, como a Ômicron, e explicou que espera um crescimento robusto e sustentável das economias no cenário internacional, porém, com inflação e juros em alta, e valorização do dólar.

Sobre o cenário nacional, ele explicou que a economia brasileira está estagnada atualmente, considerando a queda do PIB em 2020 e crescimento neste ano, e demonstrou preocupação quanto ao cenário de inflação alta e espalhada entre setores, o que tem motivado uma alta mais acentuada nos juros.

De acordo com o professor, o cenário para 2022 é desafiador por conta de incertezas fiscais e políticas, amplificadas pelas eleições presidenciais.

O Controlador-geral do município de São Paulo, Daniel Falcão, foi outro convidado da reunião e falou sobre regras eleitorais em geral, propagandas, doações a candidatos e partidos, financiamento coletivo, organização de eventos presenciais e virtuais, entre outras normas estabelecidas pela legislação eleitoral.

Após as apresentações, o presidente da ABRAINC, Luiz França, falou sobre as principais conquistas e ações da entidade em 2021 e as pautas que serão prioritárias no próximo ano. Todos os associados presentes receberam um relatório anual impresso com os trabalhos realizados pela ABRAINC neste ano.

Redação ABRAINC