12 de novembro de 2021
Inovação na cadeia da incorporação imobiliária, novas tecnologias que revolucionam constantemente o setor, o papel das proptechs e marktechs no atual cenário, novas metodologias ligadas à produtividade e debate sobre liderança. O 2º Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI 2021), realizado pela ABRAINC nesta quinta-feira (11/11) na capital paulista, mostrou que o setor está em constante evolução e trazendo cada vez mais tendências sobre o jeito de morar.
Realizado em formato híbrido, o evento promoveu troca de ideias entre incorporadoras, startups e outros importantes players do setor imobiliário, além de trazer um debate sobre a importância do meio digital para a venda e compra de imóveis e o novo perfil dos compradores.
Na abertura, o presidente da ABRAINC, Luiz França, destacou o papel das novas tecnologias e startups, ressaltando, que, no momento, boa parte dos processos de compras de imóveis ocorrem pela internet. “Cerca de 55% dos consumidores realizaram pelo menos uma parte do processo de compra de forma virtual. Já temos plataformas que estão se desenvolvendo, mas a tecnologia ainda precisa superar a burocracia se quisermos acompanhar a tendência de outros mercados”, afirmou.
Compras 100% digitais
O sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Araújo, apresentou o estudo “Inovação na Jornada de Compra do Imóvel”, produzido em parceria com a ABRAINC e que entrevistou 850 pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses no Brasil.
O levantamento revelou que 6% das compras já ocorrem totalmente pela internet e sem a necessidade de que o comprador saia de casa, uma das tendências que mais cresceu durante a pandemia. Além disso, a pesquisa apontou, ainda, que 71% dos compradores levam, em média, 6 meses para finalizar a compra de um imóvel, tempo inferior ao propagado. "O senso comum estima que se leva dois anos nesse processo. Esse período está diminuindo graças ao uso de tecnologias usadas por incorporadoras e imobiliárias", ressaltou Fábio Araújo durante a apresentação da pesquisa. O levantamento trouxe também o preço médio do imóvel adquirido no Brasil: R$ 240 mil. Mais um ponto importante apontado é que 52% dos compradores adquirem seu imóvel por imobiliárias e apenas 14% compram diretamente com proprietários.
O evento contou, ainda, com a apresentação de outros dois estudos. A consultoria Deloitte trouxe uma prévia do estudo 'O futuro da Construção', e Cristina Penna, sócia-fundadora da Dataland, apresentou um levantamento sobre como a inovação pode ajudar na escolha da localização dos empreendimentos.
Prêmio Produtividade 2021
Ao final do evento, a ABRAINC apresentou os vencedores do Prêmio Produtividade do Mesmo Lado 2021, iniciativa que premia os melhores cases voltados às boas práticas e que contribuem para o desenvolvimento da cadeia da construção. “O prêmio não simplesmente premia, ele oferece ao mercado novas técnicas e cases, pois cada participante pode conferir o trabalho dos outros e aprender novas técnicas”, explicou Luiz França, ao iniciar a solenidade para entrega dos troféus.
Confira os cases vencedores nas seis categorias:
Confira abaixo todos os temas abordados e os debatedores dos painéis do FILI:
Painel 01 - APRESENTAÇÃO DO ESTUDO ABRAINC BRAIN: INOVAÇÃO NA JORNADA DE COMPRA
• Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor na Brain inteligência estratégica
• João Ximenes Fiuza, diretor comercial da Diagonal
• José Pedro Donadon, sócio diretor ADN
• Renato Lomonaco, diretor de Assuntos Econômicos da ABRAINC
Painel 02 - FINTECHS: AVANÇOS NO ACESSO AO CRÉDITO, FINANCIAMENTO E GESTÃO DE RISCO, SEGUROS
• Luiz França, presidente da ABRAINC
• Carlos Ferrari, sócio diretor da Negrão Ferrari Advogados
• Paulo Duailibi, superintendente da plataforma de tecnologia do imobiliário do Santander
• Marcos Caielli, Diretor de Produtos Imobiliários da B3
• Bruno Gama, CEO da CrediHome
Painel 03 - PROPTECHS E MARKTECHS: ENTENDENDO O CONSUMIDOR
• Ronaldo Cury, Presidente da CA e Diretor de RI da Cury
• Cristina Della Penna, fundadora e presidente da Dataland
• Marcos Leite, General Manager do ZAP+
• Fernando Freitas, diretor de Inovação do Bradesco
Na segunda parte do evento, voltada para Produtividade, foram apresentados os painéis:
SOLUÇÕES COMPROVADAS: INOVAÇÃO NOS EMPREENDIMENTOS
• Vilson Buss - Presidente da Rôgga Empreendimentos
• Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia e Marketing do Sienge
• Saulo Suassuna, CEO da Molegolar
• Guido Petinelli, CEO Petinelli
O DILEMA DA PRODUTIVIDADE
• Luiz França, Presidente da ABRAINC
• Valter Frigieri, presidente da ABCP
• Glaucia Guarcello, Sócia, Inovação & Venture, Brasil da Deloitte
• Carlos Eduardo Santiago, Gerente da Unidade de Inovação Sebrae DN
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!