Abrainc News

Abrainc e Brain debatem o futuro do mercado imobiliário pós-Covid-19

Webinar “Discutindo o Futuro do Mercado Imobiliário após a Pandemia” foi mediado pelo presidente da Abrainc, Luiz França, e contou com a presença dos sócios-diretores da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo e Marcos Kahtalian

Nesta quarta-feira (20), a Abrainc promoveu o Webinar “Discutindo o Futuro do Mercado Imobiliário após a Pandemia”, que contou com a presença dos sócios-diretores da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo e Marcos Kahtalian. A videoconferência foi mediada pelo presidente da Abrainc, Luiz França.

A Brain apresentou dados de uma pesquisa sobre os impactos da crise do novo coronavírus na economia e no mercado imobiliário, e também apontou algumas tendências para o futuro.

A previsão é de que o Brasil terá sua maior recessão em 120 anos em decorrência da Covid-19 (expectativa do FMI é de que o PIB brasileiro caia 5,3% em 2020).

Intenção de compra de imóveis no Brasil

Em março, a Brain realizou uma pesquisa onde 55% dos entrevistados responderam que mantinham a intenção de comprar e 45% haviam desistido. Em nova pesquisa realizada em abril, a maioria se inverteu: 47% mantiveram e 53% desistiram.

Entre os principais motivos para a desistência, destacam-se:

  • Incerteza sobre a duração da pandemia – 46%
  • Incerteza sobre o próprio emprego ou renda – 24%
  • Perda de renda – 20%

Aprofundamento de tendências

Segundo a Brain, a pandemia de Covid-19, na visão de estudos recentes, não deve alterar tão drasticamente o mercado imobiliário e o urbanismo.

A Brain acredita, porém, que a pandemia pode acelerar tendências que vinham ocorrendo. Entre as principais tendências destacam-se:

  • Home Office
  • Espaços para coworking em condomínios residenciais
  • Tendência à Sustentabilidade pela via da economia: Economizar torna-se imperativo
  • Tendência de mais área verde e mais fruição da casa. Isso pode ser tanto no próprio apartamento, quanto em áreas comuns. Nunca se sentiu tanta necessidade de sol, ar livre e área verde. É bom lembrar que nunca se “viveu” tanto a casa como nesse período de isolamento social.
  • Um mundo mais virtual, com imóveis cada vez mais conectados.

Confira aqui a apresentação elaborada pela Brain para o webinar.