Abrainc News

Abrainc acompanha lançamento do crédito imobiliário com taxa fixa da Caixa

Os clientes terão agora 3 opções de financiamento imobiliário: Taxa pré, e as indexadas à TR e ao IPCA

A Caixa lançou nesta quinta-feira (20), em Brasília, o financiamento imobiliário com taxa prefixada. A Abrainc acompanhou o lançamento, realizado no Palácio do Planalto, e que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, além de diversas outras autoridades e empresários do setor imobiliário.

A nova taxa pefixada parte de 8% ao ano até 9,75%. Assim como na linha de crédito imobiliário corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a nova modalidade da Caixa Econômica Federal, com taxa fixa, também terá R$ 10 bilhões disponibilizados pelo banco.

  • A nova taxa pré parte de 8% ao ano até 9,75%. O prazo de pagamento é de até 360 meses na modalidade SAC e 240 meses na Price.
  • A mínima, de 8% para financiamento de 10 anos, deve ser direcionada a pessoas que já tem relações com a Caixa. Nessa mesma categoria, a taxa sobe para 8,5% no caso de um contrato de 20 anos, e para 9% quando o financiamento atingir 30 anos.
  • Já para quem abrir uma conta no banco agora, as taxas variam entre funcionários públicos e privados. Para o contrato de 10 anos, o funcionário público pode conseguir uma taxa de 8,25%, e do setor privado, de 8,5%. No caso de 20 anos, a taxa fica em 8,75% (público) e 9% (privado). Para 30 anos, 9,25% (público) e 9,5% (privado).
  • Já quem optar por não ter uma conta na Caixa, a linha oferece taxa de 9,75% para contrato de 30 anos.
  • As condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80%.
  • As contratações estarão vigentes a partir desta sexta-feira (21).
  • O cliente terá agora 3 opções de financiamento imobiliário: Taxa pré e as indexadas à TR e ao IPCA.
  • A taxa prefixada traz maior segurança ao mutuário, pois não oferece risco em relação à variação das parcelas. Nessa situação, em qualquer cenário econômico, o valor das parcelas é conhecido.
  • Isso é muito importante para operações de longo prazo como o crédito imobiliário. Assim como o financiamento indexado ao IPCA, a modalidade pré também pode ser securitizada, isso é uma grande vantagem se comparada às operações em TR.

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, considerou muito positivo o anúncio da taxa prefixada. “A linha atende a qualquer valor de imóvel e qualquer perfil de renda. Agora, o comprador tem todas as opções para escolher a que se adequa melhor a ele”, afirmou.

*Com informações da Agência Estado e Valor Econômico