Abrainc News

Reunião de Associados Abrainc

O encontro contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Fernando Chucre, e da nova presidente da Abecip, Cristiane Portella. Estiveram presentes representantes de 22 incorporadoras

A Abrainc realizou na sexta-feira (13)  a última Reunião de Associados do ano. O encontro contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Fernando Chucre, e da nova presidente da Abecip, Cristiane Portella. Estiveram presentes representantes de 22 incorporadoras.

O secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Fernando Chucre, detalhou o decreto da nova Lei de Zoneamento e também falou sobre o leilão de CEPAC’s (Certificados de Potencial Adicional de Construção) da operação Faria Lima, possibilidade de autorização de uma nova lei de aluguel social sair por Decreto, eixos futuros, entre outros assuntos.

Cristiane Portella, nova presidente da Abecip, falou sobre novos tipos de funding, alienação fiduciária, Lig’s e o mercado secundário. Para Portella, é muito importante que o setor não fique dependente somente da poupança como fonte de financiamento e ressaltou que é preciso encontrar novas fontes de crédito.

Também foram abordados os principais assuntos em discussão na Abrainc, como:

  • MP 889/19 – que implementou o saque-aniversário do FGTS;
  • PL 888/19 – que restaurou o RET para incorporadoras no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida (projeto foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas Congresso ainda pode derrubar esse veto);
  • Reforma Tributária;
  • Cartilha sobre acessibilidade em unidades residenciais;
  • Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado; entre outros assuntos.