Abrainc News

Abrainc promove 4º Encontro de Entidades da Rede de Incorporação Imobiliária

O evento contou com a presença de representantes de 23 entidades do setor

Foi realizado nesta quarta-feira, 6, no restaurante Fleming’s, em São Paulo, o 4º Encontro anual de Entidades da Rede de Incorporação Imobiliária. O evento contou com a presença de representantes de 23 entidades do setor. Foram abordados os seguintes assuntos: Plataforma de Produtividade – Iniciativas que transformam; A importância da comunicação integrada entre as entidades; Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o estudo realizado pela Abrainc em parceria com a Deloitte: “Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040”.

Plataforma de Produtividade – Iniciativas que transformam

Na primeira parte da reunião, o tema foi a plataforma Produtividade – Iniciativas que transformam. O presidente da Abrainc, Luiz França, e o gerente de Mercado da ABCP, Valter Frigieri, falaram sobre o andamento do prêmio e incentivaram as grandes empresas a participarem da iniciativa.

Luiz França ressaltou a importância da plataforma e explicou que o Comitê de Produtividade foi formado para unir diferentes segmentos da longa cadeia da construção civil em torno de uma necessidade: aumentar a produtividade da construção.“É uma iniciativa muito relevante para o crescimento do setor da incorporação. Precisamos intensificar essa fase de conversas para atrair grandes players a inscreverem seus cases”, disse.

O gerente de Mercado da ABCP, Valter Frigieri, afirmou que a intenção da plataforma é ser uma biblioteca de cases de sucesso de produtividade nos canteiros de obras. “Isso valoriza os profissionais que colocam a mão na massa, a própria obra em si, as empresas. Todos ganham”.

Comunicação Integrada

Também foi abordada a necessidade de unificação na comunicação entre as entidades da incorporação e a utilização de uma mesma linguagem para facilitar o entendimento e agilizar tramitações de pleitos em comum. “Vamos buscar essa união efetiva. Ter o mesmo discurso é fundamental”, avaliou Luiz França.

Novo Marco Legal do Saneamento Básico

O presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, falou sobre a importância de aprimorar e aprovar o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que abre caminho para privatizações dos serviços de saneamento (abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e redução e reciclagem de lixo), melhorando assim a vida dos brasileiros.

“É importante o apoio e o esforço de todas as Entidades. É muito importante ampliarmos o acesso ao saneamento em todo o Brasil. Não adianta prover wi-fi, por exemplo, se não tiver o básico nas cidades”, afirmou Navarro.

Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040

O economista-chefe e gerente de research da Deloitte, Giovanni Cordeiro, detalhou o estudo “Comportamento do Consumidor de Imóveis em 2040”, realizado pela Abrainc em parceria com a Deloitte.

Trata-se de uma análise abrangente, feita com base em dados oficiais e de mercado, que visa retratar o cenário da habitação no Brasil e desenhar estratégias para que as empresas do setor naveguem rumo a esse futuro que se torna cada vez mais próximo.

O estudo pesquisou indicadores demográficos, econômicos e de comportamento que irão definir o perfil do consumidor de imóveis em 2040 – com foco nas gerações que moldarão o mercado nas próximas décadas.

Giovanni Cordeiro sintetizou que entre as grandes tendências mapeadas está a diversificação dos imóveis para atender a famílias com configurações cada vez mais dinâmicas e plurais. “O aluguel e o compartilhamento de espaços comuns tenderão a crescer nesse contexto, bem como a busca por flexibilidade e a forte valorização do espaço urbano”, disse.

Entender o comportamento do consumidor é um dos pilares de uma forte, flexível e efetiva estratégia de marketing para construtoras e incorporadoras, de forma que possam oferecer soluções específicas para as necessidades identificadas e traçar os perfis de residência que irão prevalecer no futuro.

Confira algumas fotos do Encontro!