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Informe 2º Trimestre de 2018

Resultados do segundo trimestre destacam alta de 39,6% nos lançamentos residenciais Em contraste, avanço das vendas de imóveis residenciais foi menos expressivo,[…]

Resultados do segundo trimestre destacam alta de 39,6% nos lançamentos residenciais

Em contraste, avanço das vendas de imóveis residenciais foi menos expressivo, com crescimento médio de 8,1% face ao mesmo período de 2017

De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc, os lançamentos de imóveis novos somaram 12.712 unidades em junho de 2018, totalizando 25.681 unidades no segundo trimestre de 2018 (aumento de 41,5% face ao observado no mesmo período de 2017) e 92.338 unidades nos últimos 12 meses (volume 34,4% superior ao registrado nos 12 meses precedentes). As vendas de imóveis novos reportadas pelas associadas, por sua vez, contabilizaram 9.469 unidades no último mês, colaborando para um volume de 29.003 unidades vendidas no segundo trimestre de 2018 (aumento de 7,7% na comparação com o mesmo período de 2017) e um total de 114.882 unidades vendidas nos últimos 12 meses (alta de 11,5% frente aos 12 meses precedentes).

Entre os destaques que mais colaboraram para os resultados positivos observados no segundo trimestre, é possível citar o avanço dos lançamentos residenciais de médio e alto padrão (MAP), com aumento de 31,8% em volume na comparação com o segundo trimestre de 2017, e o desempenho nos lançamentos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com alta de 41,3% comparação com o mesmo período do ano passado. Em combinação, o resultado dos segmentos residenciais encerrou o segundo trimestre com alta de 39,6% nos lançamentos e 8,1%, nas vendas.

No horizonte dos últimos 12 meses, por sua vez, os empreendimentos de médio e alto padrão (MAP) responderam por 23,2% das unidades residenciais lançadas e 31,0% das unidades residenciais vendidas. O segmento registrou alta expressiva nos lançamentos (+61,6%) no período, em contraste com o comportamento das vendas, que ainda registram uma retração de 3,0% com referência ao total de unidades vendidas nos 12 meses precedentes. Em relação ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), responsável pela maior parte dos lançamentos (76,8%) e vendas residenciais (69,0%) nos últimos 12 meses, observou-se uma alta de 25,7% no volume de unidades lançadas no período, tendência similar ao avanço nas vendas de imóveis novos do segmento (+24,8%). Em conjunto, os empreendimentos residenciais, que incluem tanto imóveis dos segmentos MAP quanto os associados ao programa MCMV*, contabilizaram avanços de 25,7% e 25,8%, respectivamente, no número de lançamentos e vendas de imóveis novos nos últimos 12 meses.

Informe do 2º Trimestre 2018