19 de maio de 2021
A ABRAINC realizou na manhã desta quarta-feira (19) um encontro com heads de crédito imobiliário das principais instituições financeiras do país e as Associadas para debater as perspectivas para o mercado imobiliário, financiamentos e experiência do cliente.
Participaram do encontro Thales Silva, Diretor Comercial Larger Corporate & Imobiliário Itaú BBA; Rodrigo Wermelinger, Diretor Executivo de Habitação da Caixa; Sandro Gamba, Diretor de Negócios Imobiliários do Santander; Antonio Barbosa, Superintendente Executivo do Bradesco, e mais de 80 associados ABRAINC.
O presidente da ABRAINC, Luiz França, pontuou em sua fala de abertura a importância do diálogo entre as incorporadoras e instituições financeiras. "Este contato entre as nossas associadas e os bancos e instituições é um passo importante. Com investimento e crédito, é possível o giro da cadeia produtiva, geração de emprego e desenvolvimento do país.", afirmou.
Os presentes comentaram sobre o bom momento do mercado imobiliário no país e o crescimento de 112% da oferta de crédito imobiliário no primeiro trimestre de 2021, comparado com o mesmo período do ano passado. E ressaltaram que com as taxas de financiamento abaixo de dois dígitos há potencial de dobrar o volume de crédito em 5 anos.
Os principais assuntos discutidos foram: repasse na planta, FPR das operações de crédito, expectativas sobre as taxas de financiamento, LIG, e melhorias na jornada do cliente Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
Rodrigo Wermelinger enfatizou o crescimento mês a mês da contratação de crédito para empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP), atingindo o índice de 39% e a possibilidade de ultrapassar, neste ano, o recorde de R$116 bi de crédito em carteira de 2020.
Sandro Gamba comentou que o funding está suportando este novo ciclo de crescimento do setor, com volume de lançamentos e liquidez na produção. Thales Silva e Milton D'Ávila, Head of Real Estate do Itaú BBA, complementaram que para se manter um bom volume de contratações será necessário melhorar a eficiência dos sponsors, bem como, a realização das reformas estruturais.
Em relação à digitalização dos processos e contratação de crédito, Antonio Barbosa afirmou que não era esperado o crescimento em 2020 e o mercado teve que se adaptar. E complementou que a velocidade de crescimento do mercado foi maior que a de conhecimento, assim surgiram algumas adversidades, que estão sendo melhoradas com o objetivo de proporcionar a melhor jornada aos consumidores.
Redação ABRAINC
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