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Abril 2019

Ao final do primeiro bimestre, lançamentos e vendas residenciais mantêm fôlego no mercado

 

De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, os lançamentos de imóveis em todos os segmentos somaram 2.396 unidades em fevereiro de 2019, totalizando 98.602 unidades nos últimos 12 meses – volume 15,5% superior ao registrado nos 12 meses precedentes. Já as vendas de imóveis novos pelas empresas associadas totalizaram 8.884 unidades no último mês, colaborando para um total de 114.572 unidades vendidas nos últimos 12 meses – resultado que corresponde a uma alta de 2,4% no mesmo horizonte de análise.

Considerando-se no cômputo apenas os segmentos residenciais de Médio e Alto Padrão e empreendimentos vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida* (responsáveis pela maior parte da atividade da incorporação em volume), os lançamentos e vendas de imóveis avançaram, respectivamente, 14,0% e 2,9% nos últimos 12 meses. Em termos de distribuição, a maior parte dos lançamentos residenciais (77,8%) e vendas residenciais (70,5%) realizadas nos últimos 12 meses correspondeu a unidades comercializadas no segmento MCMV*, ao passo que os empreendimentos de MAP foram responsáveis por 22,2% das unidades residenciais lançadas e 29,5% das unidades residenciais vendidas nesse intervalo.

Em termos de desempenho, ainda é possível constatar diferenças no desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)*. De um lado, apesar da importante alta de 12,3% registrada nos lançamentos residenciais de médio e alto padrão nos últimos 12 meses, as vendas de novas unidades pelo segmento ainda acumulam queda de 6,6% na comparação com o período precedente (vale ressaltar, todavia, que as vendas líquidas** do segmento MAP apresentaram alta de 16,4% no mesmo).  Comparativamente, o número de lançamentos residenciais classificadas como MCMV* nos últimos 12 meses aumentou 14,5% em relação ao período precedente, tendência acompanhada pelo resultado positivo no volume de vendas, com alta de 7,5%.

 

Notas: (*) As informações do Programa Minha Casa Minha Vida contemplam apenas empreendimentos da Faixa 2 e Faixa 3. (**) As vendas líquidas correspondem ao volume de vendas excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período.

 

 

 

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