Economia

Copom eleva taxa Selic para 13,75% ao ano

ABRAINC avalia que mesmo com o atual patamar, o aumento na taxa de juros não impede o investimento em imóveis

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) considera como uma medida técnica e necessária para conter o processo inflacionário no País a elevação em 0,5% na taxa básica de juros (Selic), de 13,25 para 13,75%, anunciada nesta quarta-feira (03) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

Mesmo com o atual patamar, o aumento na taxa de juros não impede o investimento em imóveis, principalmente ao se avaliar o histórico brasileiro em que a Selic quase sempre esteve acima de dois dígitos e, mesmo assim, o mercado imobiliário não deixou de se desenvolver.

Outro ponto importante a se ressaltar quanto à Selic é que no programa Casa Verde e Amarela, que corresponde a 80% das unidades produzidas nos últimos anos, o financiamento habitacional é proveniente do FGTS, sendo assim, as taxas de financiamento não apresentam correlação com o aumento anunciado hoje.

Já para o mercado de Médio e Alto Padrão (MAP), cujo financiamento depende dos recursos da poupança, o impacto tem sido bem menor do que a elevação da Selic. Enquanto a Selic subiu 10% de junho/2021 a junho/2022, as taxas médias de financiamento habitacional subiram apenas 2%

O presidente da ABRAINC, Luiz França, avalia que o mercado imobiliário segue como um dos protagonistas no processo de recuperação da economia brasileira.

“O brasileiro vê a compra do imóvel como uma forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como obter ganhos reais no longo prazo. Os empreendimentos atraem cada vez mais compradores e investidores, que veem maior interesse neles em relação às aplicações financeiras tradicionais. Isso explica o fato de uma recente Pesquisa de Intenção de Compra feita pela Brain, em parceria com a ABRAINC, revelar que 34% dos entrevistados têm a intenção de comprar imóveis nos próximos 12 meses”, finaliza o executivo.

MAIS INFORMAÇÕES

FSB COMUNICAÇÃO

 Luciana Ferreira
luciana.ferreira@fsb.com.br
(11) 9.9610-6498

Marcos Araújo
marcos.araujo@fsb.com.br
(11) 9.8634-6551

Flávio Simonetti
flavio.simonetti@fsb.com.br
(11) 9.9393-2161