Economia

PIB da Construção deve subir 0,5% nesse ano

É o que estima a Fundação Getulio Vargas. A projeção foi diminuída pela instituição, que previa salto de 2%

Para 2019, o PIB da Construção deverá se elevar em 0,5% sobre o ano passado. É o que estima a Fundação Getulio Vargas (FGV). A estimativa foi diminuída pela instituição, que previa um incremento de 2%, anteriormente. Em segmentos específicos, a projeção para o PIB das empresas é de queda de 0,5% na mesma base comparativa. Já no segmento de reformas e auto construção, a expectativa é de elevação de 2%.

Segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre-FGV), a previsão de baixa de 0,5% para o PIB das empresas de construção é atribuída, entre outros aspectos, à queda de atividade das construtoras destinadas a obras de infraestrutura, enquanto as de edificações ainda poderão ter algum resultado positivo.

A especialista alertou para a necessidade de acompanhar com atenção as mudanças que o governo federal pretende introduzir no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que responde por 67,5% das vendas do mercado imobiliário, conforme os Indicadores Abrainc-Fipe.

 

Fonte: Qual Imóvel

Mais informações: www.fgv.br