Construção Civil

Manuais de Escopo de Contratação de Projetos chegam à 3ª edição

Publicações foram atualizadas com os escopos de cada especialidade de projeto para atender a Norma de Desempenho sob coordenação geral do Secovi-SP, envolvendo SindusCon-SP, entidades setoriais e representantes de empresas de projeto, incorporação e construção

O conjunto de Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, que descreve atividades e produtos de cada fase de projeto, acaba de ser atualizado com três grandes novidades: o capítulo Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho, o Guia para utilização desses Escopos e Modelos de Memoriais Descritivos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à ABNT NBR 15.575:2013.

 

“Os Manuais de Escopo e os novos documentos representam uma importante base de informações dirigida a contratantes e projetistas que buscam por qualidade no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários”, afirma Marcos Velletri, diretor da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, responsável pela coordenação dos Manuais.

 

O trabalho de atualização, para inclusão dos escopos de desempenho, foi desenvolvido sob coordenação técnica da consultora Maria Angelica Covelo Silva, engenheira civil, doutora em engenharia e diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento. Sob coordenação do Secovi-SP, os conteúdos técnicos foram alinhados conjuntamente por representantes do SindusCon-SP, de entidades de projeto e representantes de empresas de projetos, incorporação e construção. “O conteúdo proporciona um entendimento adequado e abrangente sobre o escopo dos projetos de cada especialidade no atendimento à Norma de Desempenho”, explica Velletri.

 

Os manuais podem ser acessados gratuitamente pelo site www.manuaisdeescopo.com.br, onde também é permitida elaboração de propostas técnicas por meio de ferramenta web “Monte sua Proposta”, da parceira Ação Sistemas.

 

Duas décadas dedicadas à qualidade de projetos – O trabalho dos Manuais de Escopo, iniciado em 1998, teve sua primeira edição em 2000 e contabiliza, hoje, 14 manuais, cada um dedicado a uma disciplina. São eles: coordenação de projetos, arquitetura e urbanismo, estruturas, instalações hidráulicas, instalações elétricas, paisagismo, impermeabilização, acústica, revestimentos, vedações, ventilação e ar-condicionado, automação e segurança, arquitetura de infraestrutura esportiva e luminotécnica.

 

Desde 2013, entre consultas e emissões de proposta, o site www.manuaisdeescopo.com.br soma mais de 420 mil acessos, número que reforça seu valor para o setor.

 

Sobre os novos documentos

 

Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho – Foi inserido como capítulo na atualização dos Manuais de Escopo aplicáveis, que são: coordenação de projetos, arquitetura e urbanismo, estruturas, instalações hidráulicas, instalações elétricas, paisagismo, impermeabilização e acústica. Os manuais revisados, que incorporam os novos conteúdos, são identificados com o selo NBR 15.575 em sua capa.

 

O conteúdo também é oferecido de forma avulsa para as disciplinas que ainda não possuem Manual de Escopo: contenções e fundações e vedações verticais.

 

Guia para utilização dos Escopos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à ABNT NBR 15.575:2013 (Norma de Desempenho) – Tem o propósito de esclarecer os critérios utilizados no desenvolvimento dos escopos de desempenho e apresenta orientações gerais para seu atendimento nos diversos projetos de um empreendimento imobiliário.

 

Modelos de Memoriais Descritivos – Indicam premissas e considerações do projeto de um empreendimento, incluindo informações relativas ao atendimento dos requisitos previstos na referida norma.

 

Fonte: Manuais de Escopo