Construção Civil

A Abrainc apoia o Seminário AsBEA

saiba mais sobre o Seminário: “Onde estamos após a aprovação da LPUOS e COE? Inseguranças, dúvidas, regulamentações e novos procedimentos administrativos”

O Seminário acontece em momento crucial para além da conscientização dos agentes envolvidos na cadeia da construção civil, das infraestruturas e intervenções urbanas. Em momento de mudança dos quadros da Administração Pública Municipal, o conjunto de profissionais, entidades de classe e demais instituições e representações necessita de alinhamento e merece o fortalecimento de uma voz de cunho técnico e político em prol da garantia da qualidade da cidade de São Paulo.

 

Esta qualidade, sob a esfera das contribuições que este agrupamento técnico representa, ocorrerá através da valorização e respeito ao projeto e às boas práticas de obra, da qualificação da comunicação entre as instâncias da Administração Pública e entre ela e o munícipe, do entendimento unificado do marco regulatório, da segurança jurídica, civil e criminal dos profissionais relacionados às atividades de projetos e obras, do estreitamento da interlocução entre as classes profissionais e os organismos governamentais.

 

O Seminário propõe percorrer uma trajetória passando pelas legislações urbanísticas e edilícias que alteraram significativamente a maneira de lidar com a cidade, seu desenvolvimento e sua legalização.

 

 

  • Em 2014 é aprovado o Plano Diretor que estará vigente até 2029;
  • Em 2013 a Norma de Desempenho, NBR 15.575/2013, é publicada e entra em vigor;
  • Em 2015 é aprovada a Lei Brasileira de Inclusão, L.13.146, de 6 de julho de 2015 e publicada a Revisão da NBR9050, de Acessibilidade;
  • Em 2016 é aprovada a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, L. 16.402/16;
  • Em 2017 é aprovado o novo Código de Obras, L. 16.642/17;

 

Ao final do Painel da manhã será aberto o debate para a plateia que terá neste momento um panorama bastante amplo do arcabouço legal urbanístico e edilício que nos cerca, através da apresentação cronológica de dados técnicos referentes a cada legislação acompanhada de exemplos práticos e temas de atenção recorrentes nos processos de licenciamento. Também serão abordados os temas como o direito de protocolo e seu impacto nos processos de licenciamento em curso, nos projetos modificativos e na segurança jurídica dos negócios imobiliários.

 

E, ao final do período da tarde teremos passado por temas relacionados aos cuidados inerentes à elaboração de projetos de licenciamento, à segurança jurídica do responsável técnico bem do contratante e, portanto, dos escopos de contratação a serem considerados visando à segurança jurídica da cadeia da construção como um todo. Também serão apresentadas oportunidades de negócios relacionadas à Transferência do Direito de Construir, do retrofit e, ainda, as perspectivas quanto à revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e os Projetos de Intervenção Urbana através da fala do Secretário de Desenvolvimento Urbano.

 

Venham debater conosco!

Data: 04 de junho de 2019, terça-feira.

Horário: 08h00 às 18h30

Local: Centro de Convenções FAAP – Rua Alagoas, 903 – Portaria G1 – Higienópolis – São Paulo/SP

 

Clique aqui para conhecer a programação e inscreva-se!