Associadas Abrainc

Empresas do grupo MRV&CO recebem o selo ‘Women on Board’ por valorizarem a presença feminina em seus conselhos de administração

Iniciativa apoiada pela ONU Mulheres reconhece empresas que apostam na diversidade e na equidade de gênero em posições de liderança

A MRV, maior construtora da América Latina, e a Urba, empresa de desenvolvimento urbano, ambas integrantes da plataforma de soluções habitacionais MRV&CO, foram certificadas com o selo Women on Board (WOB) – iniciativa apoiada pela ONU Mulheres para reconhecer, valorizar e divulgar a presença feminina nos ambientes corporativos.

No caso da MRV, essa participação atinge 28,6% de seu conselho de administração, que tem como membros Betania Tanure de Barros e Maria Fernanda Menin. Esse time ainda é reforçado por mais cerca de quatro mil mulheres que hoje representam 20% do quadro total de funcionários da companhia – sendo um quinto em posições de liderança.

Junia Galvão e Maria Fernanda Menin

 

“A MRV é um exemplo a ser seguido. Mesmo atuando em um setor onde a presença masculina é preponderante, temos conseguido, ano a ano, trabalhar a equidade de gênero em nossos quadros, não só no conselho, como em todas as áreas”, destaca Maria Fernanda Menin.

Segundo ela, de 2019 para 2020 a presença de mulheres no grupo aumentou quase 14%. “A equidade de gênero é um dos pilares trabalhados na organização. O tema é tratado no nosso código de conduta; em nosso procedimento operacional padrão de recrutamento e, também, na nossa política de gestão de pessoas”.

Urba

Já no caso da Urba, que também integra o Grupo MRV&CO, a representatividade feminina é ainda mais numerosa. No conselho de administração, a proporção é de 37,5%, graças à presença de Junia Galvão, Jercineide Castro e Mônica Simão. O número é mais que o triplo da média verificada no Brasil (detalhes abaixo).

Women on Board

Criada em 2019, a certificação Women on Board (WOB) atesta as empresas que têm, ao menos, duas mulheres em seus conselhos administrativos ou consultivos. Esse percentual é definido com base em dados estatísticos que medem a presença feminina nos conselhos de administração de empresas.

No Brasil, em média, esse número é de 11% – segundo estudos divulgados pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e pela Teva Índices. Ou seja, para cada 10 conselheiros há apenas uma única representante do sexo feminino. Por isso a meta mínima estabelecida pela WOB, de dois assentos por conselho (ou 20% dos integrantes).

Acompanhamento

De acordo com a WOB, a manutenção do selo se dá a partir dessa composição mínima de representantes do sexo feminino nos conselhos empresariais. A entidade também faz o acompanhamento dos resultados alcançados por meio da ação, com foco em eficiência, criatividade e responsabilidade social.

Além da MRV e da Urba, outras cerca de 40 empresas brasileiras já foram certificadas com o selo Women on Board, a exemplo da Ambev, B3, Banco BMG, EDP, Natura, Santander, Renner, Pernambucanas, AgroGalaxy, grupo hospitalar Albert Einstein, Arezzo &Co, Copel, Furnas e Grupo Fleury.

Sobre MRV&CO

A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que tem como objetivo oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. Seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. Além disso, a plataforma habitacional se completa com a empresa AHS, voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.