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Tenda investe R$ 9 mi para transformação digital

Adoção de novas tecnologias e ferramentas tem como principal objetivo criar experiências diferenciadas aos clientes

Não é novidade que a tecnologia está em constante evolução, permitindo a criação de novas ferramentas. As demandas contemporâneas exigem que as empresas sejam protagonistas dessa evolução, para que possam, continuamente, entregar produtos, serviços e experiências melhores para os clientes. Nesse contexto, a Construtora Tenda deu início em 2019 à sua jornada de transformação digital, com a estruturação de Squads de desenvolvimento de produtos digitais e a criação de times de Growth Hacking. “Os resultados das primeiras iniciativas são surpreendentes e confirmam nossa crença na estratégia digital como um dos pilares de diferenciação para a Tenda nos próximos anos”, explica Luis Martini, diretor executivo de marketing e tecnologia da Tenda.
Tanto que a construtora acaba de triplicar os investimentos, de R$ 3 milhões para R$ 9 milhões, em seu pilar de transformação digital. A empresa entende que inovar em tecnologias digitais virou um imperativo de negócio e acredita em seu elevado potencial de geração de valor. Segundo Martini, esse investimento reforçado permitirá o desenvolvimento de novos produtos inovadores, com maior integração de serviços em todas as etapas da jornada do cliente.
Para 2020, a empresa priorizou duas grandes frentes: experiência dos clientes e produtividade. A primeira deve trazer, por exemplo, o novo programa de indicação (Member Get Member) da empresa, com diversos benefícios para os clientes ativos. Já a segunda focará em iniciativas de treinamento e capacitação para a força de vendas e na construção de um datalake corporativo, com informações integradas, centralizadas e disponíveis a qualquer momento.
PRIMEIROS RESULTADOS
Apenas no ano passado, a Tenda desenvolveu e lançou três novos produtos, acompanhados de soluções tecnológicas para facilitar a vida dos clientes e parceiros. Entre os lançamentos vale destacar o aplicativo de vendas, que permite que seus clientes façam simulações de compra, tenham acesso a conteúdo do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), e possam agendar uma visita a uma loja ou conhecer mais sobre um determinado empreendimento. Para os clientes que já adquiriram uma unidade, a construtora lançou um aplicativo de CRM. Pelo app, podem solicitar todos os serviços financeiros, acompanhar o andamento da obra, abrir chamados ou ocorrências e atualizar dados cadastrais, entre outras funcionalidades. “Hoje, mais de 60% dos clientes que estão no 1º ano após a compra já utilizam o aplicativo de relacionamento mensalmente. Indiscutivelmente, a adoção dessas novas tecnologias caminha a passos acelerados”, pontua Martini.
Para as empresas parceiras de vendas, a Tenda lançou também uma ferramenta digital focada em aumentar a agilidade e a assertividade na comunicação. Com essa solução, os parceiros têm, em tempo real, todas as informações relacionadas à disponibilidade das unidades e podem executar simulações de financiamento, reservar unidades e gerenciar toda a documentação do processo de forma online. “Em apenas 6 meses de uso, tivemos um crescimento de 74% na base de empresas parceiras cadastradas, com evolução expressiva de 116% no volume de processos enviados para análise de crédito e aumento de 52% na produtividade média das imobiliárias”, destaca Fabricio Arrivabene, diretor executivo de vendas da Tenda.