Imprensa

Estúdio News: mercado imobiliário reflete crescimento econômico

Programa desta quarta-feira (09) recebeu o presidente da Abrainc, Luiz França, e o presidente do Secovi-SP, Basílio Jafet

Depois de mudanças na economia e na política do país, o mercado imobiliário, que ficou estagnado por alguns anos, agora já apresenta sinais de recuperação. Para falar deste assunto, o Estúdio News desta quarta-feira (09) recebe o presidente da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, e o presidente do Secovi-SP, Basílio Jafet.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, os lançamentos de imóveis no Brasil cresceram mais de 11% e, com isso, a venda de imóveis subiu 16%, em relação ao ano passado. A região sudeste do país lidera as construções e vendas.

“Nós tivemos 5 anos difíceis em função de diversas coisas que estavam acontecendo na economia. Hoje em dia o cenário melhorou, as pessoas têm mais confiança, o Brasil já criou 500 mil novos postos de trabalho esse ano. Significa que as pessoas estão mais confiantes em assumir um compromisso de longo termo”, explica Jafet.

O mercado imobiliário é um indicativo muito importante da economia nacional. Os especialistas dizem que este é o primeiro mercado entrar em crise e o último a sair dela, como explica Luiz França.

“No último PIB que saiu mostrou que o Brasil aumentou 0,4% e o PIB da construção civil subiu 8,9%. Isso significa que o nosso PIB puxa para cima o PIB do Brasil, levando em conta o emprego e a arrecadação de impostos. A nossa indústria emprega muito”.

Estúdio News vai ao ar às quartas-feiras, às 22h, com reprise aos sábados, no mesmo horário. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Fonte: R7